Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28767
Autoria: Prazeres, Vasco Maria Cabral Eloy
Orientação: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Data: 24-Mai-2023
Título próprio: “Who comes next?”: identificação e análise de medidas facilitadoras no processo de sucessão de empresas familiares com recurso a Interpretive Structural Modeling (ISM)
Referência bibliográfica: Prazeres, V. M. C. E. (2023). “Who comes next?”: identificação e análise de medidas facilitadoras no processo de sucessão de empresas familiares com recurso a Interpretive Structural Modeling (ISM) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28767
Palavras-chave: Empresa familiar -- Family business
Interpretive Structural Modeling (ISM)
Mapa cognitivo
Processo sucessório -- Succession process
Sucessão -- Succession
Cognitive mapping
Resumo: Atualmente, as empresas familiares assumem relevância na economia mundial, tendo em conta que representam uma grande parte do tecido empresarial dos diferentes países. Este tema está cada vez mais na ordem do dia, replicando-se os estudos sobre o mesmo. No entanto, este tipo de organizações enfrenta certos desafios que mais nenhuma empresa enfrenta (i.e., problemas de cariz familiar em que algumas decisões podem ter repercussões não só na empresa como na família que gera o negócio). O principal desafio inerente às empresas familiares é o processo de sucessão, sento também este o principal motivo de fracasso deste tipo de organizações. Daí a importância de estudar este tema e de construir um modelo que apoie os decisores no processo de tomada de decisão neste contexto. O modelo foi desenvolvido através de uma orientação construtivista, que combina técnicas de mapeamento cognitivo com Interpretive Structutal Modeling (ISM) e que permite identificar e analisar medidas facilitadoras no processo de sucessão de empresas familiares. Com o apoio de um painel de decisores com um elevado know-how sobre o tema em análise, foi ainda possível identificar as relações de causa-efeito entre as medidas identificadas pelo painel, assim como hierarquizá-las em termos de relevância. O modelo desenvolvido foi validado numa sessão de consolidação com dois profissionais da Associação das Empresas Familiares, que analisaram o modelo, identificaram pontos fortes e limitações e ajudaram na formulação de recomendações para uma possível implementação prática dos processos seguidos neste estudo.
Currently, family businesses assume increasing relevance in the world economy, taking into account that they represent a large part of the business fabric of different countries. This topic is on the agenda of many governments. However, this type of organization faces certain challenges that no other company faces (i.e., problems of a family nature in which some decisions can have repercussions not only on the company but also on the family that manages the business). The main challenge inherent to family businesses is the succession process, and this is also the main reason for the failure of this type of organization. Hence, the importance of studying this topic and building a model that supports decision-makers in this context seems clear. The model developed in the present study assumes a constructivist orientation that combines cognitive mapping and Interpretive Structural Modeling (ISM). This dual methodology allows identifying and analyzing facilitating initiatives in the succession process of family businesses. With the support of a panel of decision-makers with a high level of know-how on the subject under analysis, it was additionally possible to identify the cause-and-effect relationships between the initiatives identified by the panel, as well as rank them in terms of relevance. The model was validated in a consolidation session with two professionals from the Family Business Association, who analyzed it, identified strengths and limitations and helped in the formulation of recommendations for practical implementations of the processes followed in this study.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_vasco_eloy_prazeres.pdf
  Restricted Access
2,16 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.