Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2872
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlexandre, Isabel Machado-
dc.contributor.advisorMúrias, Tiago-
dc.contributor.authorPereira, Vânia Marina Paulos-
dc.date.accessioned2011-08-12T08:58:13Z-
dc.date.available2011-08-12T08:58:13Z-
dc.date.issued2011-08-12-
dc.date.submitted2010por
dc.identifier.citationPereira, V. M. P. (2010). Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2872pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/2872-
dc.description.abstractA evolução tecnológica das últimas décadas generalizou a substituição ou o suporte aos processos das empresas através de aplicações de software. Em resposta a essa evolução é cada vez mais relevante a preocupação com a qualidade do software e por esse motivo aumenta a importância e consequente necessidade de profissionalização da certificação aplicacional. Tendo em consideração o que foi dito anteriormente, esta dissertação irá abordar o tema “vantagens e/ou desvantagens do serviço de outsourcing de certificação aplicacional para o cliente”. Este projecto surgiu no âmbito do Mestrado em Informática e Gestão e uma das motivações para a escolha do tema foi o facto de a autora estar inserida numa equipa prestadora de serviços de outsourcing de certificação aplicacional. Como metodologia de investigação foi efectuado um estudo dedutivo que teve o apoio de entrevistas semi-directivas, que incidiram sobre dois serviços de outsourcing de certificação de aplicações em empresas distintas. Foi possível contar com a participação dos Gestores dos Serviços nos clientes em estudo e do responsável da área do outsourcing, na empresa E (Portugal). Os objectivos que se destacam neste trabalho traduzem-se em identificar quais as motivações que levaram o cliente a contratar um serviço de outsourcing e a existência ou não de vantagens e/ou riscos associadas a essa contratação. Os resultados mostraram que a principal motivação do cliente, na contratação deste serviço é garantir a qualidade do software, que se traduz numa das vantagens adquiridas. Outra vantagem é o rigor e o uso de metodologias da parte do outsourcer. Não foram encontradas desvantagens em relação ao serviço prestado, no entanto serão descritas algumas das dificuldades encontradas pelo cliente e pelo outsourcer.por
dc.description.abstractThe technological development of recent decades has caused widespread replacement or support to business processes through software applications. In response to these developments, software quality has become an increasingly important concern and therefore a professional application certification is needed. Taking into account what was said earlier, this dissertation will address the topic "advantages and / or disadvantages of outsourcing software testing services in the customers view." This project arose as part of the Masters in Information Technology and Management and the reason for the chosen topic was the author being presently involved in an outsourced software testing service. As a research methodology, a deductive study was used supported by semi-directive interviews. This study focused on two outsourcing application certification services in different companies. These interviews include clients Service Managers as well as company E‟s director for outsourcing services in Portugal. The objectives of this dissertation are identifying the main motivations and the possible advantages and/or risks for a customer of outsourced application certification services. The results showed that the main motivation of the client, in hiring this service is to ensure the quality of software which translates as one of the advantages gained. Another advantage is the accuracy and use of methodologies from the outsourcer. In this dissertation there were no disadvantages identified in the service rendered, however some of the difficulties encountered by the customer and the outsourcer are described.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOutsourcingpor
dc.subjectPrestação de serviços -- Provision of servicespor
dc.subjectTestes de softwarepor
dc.subjectCertificação de aplicaçõespor
dc.subjectRendering servicespor
dc.subjectSoftware testspor
dc.subjectCertification applicationspor
dc.titleVantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o clientepor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado em Informática e Gestão-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_vania_paulos_pereira.pdf2,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.