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dc.contributor.advisorFerreira, Fernando Alberto Freitas-
dc.contributor.authorDias, Inês Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-05-26T08:57:51Z-
dc.date.issued2023-05-18-
dc.date.submitted2023-04-
dc.identifier.citationDias, I. R. (2023). Avaliação da propensão para a inovação frugal em PMEs: uma abordagem CM-TOPSIS [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28727por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28727-
dc.description.abstractA inovação frugal é um conceito que atrai cada vez mais empresas, quer dos mercados emergentes, quer dos países desenvolvidos. Este tipo de inovação permite satisfazer as necessidades de consumidores que de outra forma não seriam satisfeitas ou dos consumidores que sejam mais sensíveis ao preço, surgindo uma oportunidade de negócio para qualquer empresa, nomeadamente para as pequenas e médias empresas (PMEs), que contribuem consideravelmente para a economia da maioria dos países. No entanto, o estudo da avaliação dos determinantes da inovação frugal ainda é escasso. Nesse sentido, o presente estudo pretende criar um modelo multicritério para a avaliação da propensão da inovação frugal em PMEs e que permita identificar os determinantes e as condicionantes do sucesso deste tipo de inovação. Para tal, serão aplicadas metodologias de natureza construtivista, fazendo uso de mapeamento cognitivo e da Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) para auxiliar a estruturar e a avaliar o problema. Os resultados são baseados em duas sessões realizadas com um painel de sete decisores com conhecimentos e experiência na área. Para conceder uma maior credibilidade ao modelo, os resultados foram validados por um representante do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação. A análise dos resultados permitiu avaliar determinantes de inovação frugal em PMEs reais e formular sugestões de melhoria, resultando num modelo transparente que pode auxiliar no processo de tomada de decisão neste domínio.por
dc.description.abstractFrugal innovation is a concept that attracts an increasing number of companies, both in emerging markets and developed countries. This type of innovation enables the satisfaction of consumers’ needs, which otherwise would not be satisfied, or the needs of consumers who are more sensitive to price, resulting in a business opportunity for any company, particularly for Small and Medium Enterprises (SMEs), which contribute considerably to the economy of most countries. However, the study of assessment determinants for frugal innovation is still scarce. In this sense, this study aims to create a multicriteria evaluation model to measure SME propensity for frugal innovation. To this end, it sought to apply constructivist methodologies, namely cognitive mapping and the Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) to assist in structuring and evaluating the decision problem at hand. The results are based on two sessions conducted with a panel of seven decision makers with knowledge and experience in the field. To grant greater credibility to the model, the results were validated by a representative of IAPMEI – Agency for Competitiveness and Innovation (Portuguese public strategic partner that supports micro, small and medium-sized enterprises). The results include not only the identification of assessment determinants for frugal innovation in real SMEs but also the formulation of improvement suggestions, resulting in a transparent model that can assist in decision-making processes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInovação frugalpor
dc.subjectMapa cognitivopor
dc.subjectPME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprisespor
dc.subjectProblem structuring methodspor
dc.subjectTechnique for order preference by similarity to ideal solutionpor
dc.subjectFrugal innovationpor
dc.subjectCognitive mappingpor
dc.titleAvaliação da propensão para a inovação frugal em PMEs: uma abordagem CM-TOPSISpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203308565por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2026-05-20-
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelO31por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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