Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/2862
Autoria: | Bastos, Patrícia Ana Lage David |
Orientação: | Lopes, Pedro Faria Alexandre, Isabel Machado |
Data: | 11-Ago-2011 |
Título próprio: | MiniScript: Ferramenta de animação para crianças |
Referência bibliográfica: | Bastos, P. A. L. D. (2010). MiniScript: Ferramenta de animação para crianças [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2862 |
Palavras-chave: | Literacia em media TIC no sistema de ensino Animação por computador Media literacy education ICT in education Computer animation |
Resumo: | O sistema apresentado no presente trabalho tem como objectivo permitir a crianças do 1º ciclo produzir uma animação em computador a partir de uma história, destinando-se a ser utilizado em contexto escolar com a orientação de um educador.
Para alcançar os objectivos propostos foi delineada uma metodologia, que permite conduzir o educador ao longo das fases processo de animação, e desenvolvida a fer-ramenta MiniScript que resolve e simplifica as questões técnicas inerentes a um pro-cesso de animação por computador, vocacionado para o público infantil.
Atendendo à motivação e à apetência das crianças para aprenderem com brincadeiras e jogos, o desenho conceptual desta ferramenta baseou-se em duas alegorias: os recortes das sombras chinesas e o papel de um realizador de cinema que estabelece o plano a filmar, escolhe as personagens intervenientes e lhes dá as instruções para actuarem em cena.
O tema desta tese enquadra-se em duas áreas de estudo muito actuais: a educação em media literacy e o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação no Sistema de Ensino.
No campo da educação em media literacy, este sistema promove a compreensão de um dos produtos mediáticos mais consumidos pelas crianças, que são os desenhos animados, pelo desafio de produzir um conteúdo análogo.
Já no campo das TIC no Sistema Educativo esta é uma experiência que promove a utilização do computador como ferramenta de suporta à criatividade, valorizando a imaginação e a reflexão. The system presented in this work aims to allow primary school children to produce a computer animation starting with a story, designed to be used in schools with educator guidance. To achieve the proposed objectives a methodology was outlined, to allow the educator guidance trough the animation process steps, and developed the MiniScript tool that addresses and simplifies the technical issues related to a computer animation process, aimed to children. Given children motivation and willingness to learn from game oriented activities, this tool conceptual design was based on two allegory: the figures of chinese shadow thea-tre and a film director role choosing the scene shot, the actors and direct their acting in the scene. This thesis subject theme fits in two very actual research areas: media literacy educa-tion and ICT in education. Concerning media literacy education, this system promotes the understanding of one of the most consumed media by children, which is cartoon, by the challenge of pro-ducing a similar content. Switching to ICT in education perspective, this is an experience which promotes the computer as creativity support tool, valuing imagination and reflection. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação |
Designação do grau: | Mestrado em Engenharia Informática |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
master_patricia_david_bastos.pdf Restricted Access | 1,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.