Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/28550
Autoria: | Nascimento, Beatriz Lopes |
Orientação: | Melo, Alexandre Donati, Daniele |
Data: | 28-Abr-2023 |
Título próprio: | The digital art paradox: understanding its issues and dynamics |
Referência bibliográfica: | Nascimento, B. L. (2022). The digital art paradox: understanding its issues and dynamics [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28550 |
Palavras-chave: | Digital art Art world Mainstream Disavowal Immateriality Direito de autor -- Copyright Authenticity Arte digital Mundo da arte Rejeição Imaterialidade Autenticidade |
Resumo: | Over the years there has been a clear separation – the disavowal - from the mainstream art
world and digital art. The main triggering point of this dissertation is to understand the
paradoxical nature of this relationship from the start, coming from the basilar literature and
data observation.
Digital art, despite being a concept that began in the 1950s, still lacks consensus from the big
art institutions, the academia, and the overall audience, to this date. As it can be categorized,
this movement has a complex ongoing history that can help to understand the intrinsic aspects
of digital art that have been creating this gap for all these years.
The central aspect that explains the digital art paradox is the relationship between its external
factors – the art institutions and organizations – and the internal factors – the immateriality
issue and the problem of authenticity and copyright in the digital world. The present
dissertation attempts to analyze this relationship and to draw some considerations for the
future of art in the growing and thriving digital era. Ao longo dos anos tem havido uma clara separação – a resistência – entre o mundo da arte convencional e a arte digital. O ponto desencadeante desta dissertação é compreender a natureza paradoxal desta relação desde o início, proveniente da literatura basilar e da observação de dados. A arte digital, apesar de ser um conceito que começou nos anos 50, ainda carece de consenso por parte das grandes instituições de arte, da academia, e do público em geral, até esta data. Este movimento, como pode ser categorizado, tem uma história complexa e em construção, que pode ajudar a compreender os aspetos intrínsecos da arte digital que estão a criar esta lacuna ao longo de todos estes anos. O aspeto central que explica o paradoxo da arte digital é a relação entre os seus fatores externos - as instituições e organizações de arte - e os internos - a questão da imaterialidade e o problema da autenticidade e dos direitos de autor no mundo digital. A presente dissertação tenta analisar esta relação e traçar algumas considerações para o futuro da arte na crescente e próspera era digital. |
Designação do Departamento: | Departamento de História |
Designação do grau: | Mestrado em Mercados da Arte |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Master_beatriz_lopes_nascimento.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.