Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28526
Autoria: Suo Wen
Orientação: Esperança, José Paulo
Wu Jihong
Data: 25-Nov-2022
Título próprio: The impact of corporate charitable donation and rule-breaking on the financial performance of Chinese listed companies
Referência bibliográfica: Suo Wen (2022). The impact of corporate charitable donation and rule-breaking on the financial performance of Chinese listed companies [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28526
ISBN: 978-989-781-829-5
Palavras-chave: Corporate charitable donation
Corporate rule-breaking behavior
Corporate media reputation
CEO media reputation
Corporate financial performance
Doações empresariais caritativas
Comportamento de desrespeito das normas
Reputação mediática empresarial
Reputação mediática do CEO
Resumo: Up to now, there is no consistent conclusion on how corporate charitable donation and rulebreaking influence financial performance. Based on the signaling theory and stakeholder theory and combined with the practice, the thesis adopted second-hand data and used Stata to conduct empirical research. The research results show: corporate charitable donation positively influences financial performance and corporate media reputation; corporate rule-breaking negatively influences financial performance and corporate media reputation; corporate media reputation mediates rule-breaking and financial performance; the interaction of corporate charitable donation and rule-breaking positively influence financial performance. This research conclusions are of theoretical significance to the study of corporate charitable donation, corporate rule-breaking, corporate media reputation, CEO media reputation and financial performance. Meanwhile, this thesis has practical and guiding significance in promoting corporate charitable donation and reducing rule-breaking behavior.
Até agora não existe uma conclusão consistente sobre a influência das doações empresariais e da violação das normas para o desempenho financeiro. Com base nas teorias dos sinais e dos “stakeholders” e em articulação com a prática, a tese usa dados secundários e Stata para fazer uma análise empírica. Os resultados da investigação mostram que: as doações empresariais têm um impacto positivo no desempenho financeiro e na reputação da empresa nos meios de comunicação; a violação das normas tem um impacto negativo no desempenho financeiro e na reputação da empresa nos meios de comunicação; a reputação da empresa nos meios de comunicação desempenha um papel de mediação entre a violação das normas e o desempenho financeiro; a interação das doações empresariais e da violação das normas tem um impacto positivo no desempenho financeiro. As conclusões da investigação têm significado teórico para o estudo das doações empresariais da violação das normas e da reputação nos meios de comunicação, reputação nos meios de comunicação do CEO e desempenho financeiro. Ao mesmo tempo, esta tese tem importância prática e de orientação dos gestores, promovendo as doações empresariais e reduzindo os comportamentos de violação das normas.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_suo_wen.pdf2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons