Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28509
Autoria: Li Mengting
Orientação: Ramalho, Nelson Campos
Wang Guofeng
Data: 10-Nov-2022
Título próprio: University graduates' employability: Bringing entrepreneurial intention into the equation
Referência bibliográfica: Li Mengting (2021). University graduates' employability: Bringing entrepreneurial intention into the equation [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28509
ISBN: 978-989-781-800-4
Palavras-chave: University graduate
Student employability
Educação -- Education
Chinese context
Licenciados
Empregabilidade estudante
Contexto chinês
Resumo: Nowadays in China, more and more university graduates do not match the competencies required by the job market and there is not enough knowledge about the explanatory models of graduate employability in China, especially when entrepreneurial dimension is considered. This is the research motivation of this thesis which deploys two empirical studies to offer an answer. The first study is qualitative and intended to understand how university graduation stakeholders evaluate the learning process and outcomes experienced as preparedness to work and adaptation facility in the specific Chinese context. This study provided information to design a mediated moderated model intended to identify predictors as well as the interaction with entrepreneurial intention. This second study is quantitative and tests the model with a sample of 366 recently employed graduates. Findings show that the successful outcomes of higher education always depend simultaneously on a series of factors, that is, the individual assets comprising adaptability and proactive personality, social assets comprising horizontal collectivism and social capital and organizational assets comprising real-world activities and perceived organizational support which contribute to the employability of the students. The key psychological factor is self-efficacy which is a great facilitator to self-motivate. Entrepreneurial intention was found to be a moderator that changes this process in relating self-efficacy to employability. This thesis aims to help designing curricula and drawing attention so as to increase employability of graduates in the Chinese context.
Atualmente, na China, cada vez mais diplomados universitários não correspondem às competências exigidas pelo mercado de trabalho e não existe conhecimento suficiente sobre os modelos explicativos da empregabilidade dos diplomados na China, especialmente quando se considera a dimensão empresarial. Esta é a motivação de investigação desta tese que desenvolve dois estudos empíricos para dar resposta. O primeiro estudo é qualitativo e destina-se a compreender como os stakeholders do ensino universitário avaliam o processo de aprendizagem e os resultados, tidos como o grau de preparação para o trabalho e a facilidade de adaptação, no contexto chinês específico. Este estudo forneceu informação para conceber um modelo mediado moderado destinado a identificar os preditores, bem como a interacção com a intenção empreendedora. Este segundo estudo é quantitativo e testa o modelo com uma amostra de 366 licenciados recentemente empregados. As conclusões mostram que a empregabilidade depende sempre simultaneamente de uma série de factores, ou seja, os ativos individuais que compreendem a adaptabilidade e a personalidade proactiva, os ativos sociais que compreendem o coletivismo horizontal e o capital social e os ativos organizacionais que compreendem as atividades do mundo real e o apoio organizacional percebido que contribuem para a empregabilidade dos estudantes. O fator psicológico have é a auto-eficácia, que é um grande facilitador da auto-motivação. Verificou-se que a intenção empresarial é um moderador que altera este processo na relação entre a auto-eficácia e a empregabilidade. Esta tese tem como objetivo ajudar a conceber currículos e chamar a atenção de modo a aumentar a empregabilidade dos licenciados no contexto chinês.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_li_mengting.pdf2,8 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.