Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28502
Autoria: Lopes, Pedro D´Orey Marchand Sequeira
Orientação: Pereira, Leandro
Data: 13-Dez-2022
Título próprio: Strategic planning in small and medium-sized companies in the architecture sector in Portugal
Referência bibliográfica: Lopes, P. D. M. S. (2022). Strategic planning in small and medium-sized companies in the architecture sector in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28502
Palavras-chave: Strategy
Planeamento estratégico -- Strategic planning
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Arquitetura -- Architecture
Barriers
Estratégias
Barreiras
Resumo: Architecture today presents a highly competitive and turbulent market. This scenario of instability and competition has reinforced the importance of strategy and, consequently, strategic planning. The existing literature indicates that strategic planning allows companies to achieve a better strategic positioning, performance and profitability. This exploratory study aims to investigate in the architecture sector the importance given to strategy, the way strategic planning is used and, finally, what are the main obstacles that discourage its adoption. Through a set of 12 semi-structured interviews with different micro, small and medium-sized architecture studios, this research points to a limited use of strategic planning. This result is explained, on the one hand, by the lack of knowledge of strategic planning methodologies and by the fact that often financial success and market share are seen by owner-managers as secondary to other objectives, such as their intellectual satisfaction and artistic recognition of their work. The volatility of the construction sector and the small size of most architectural firms also seem to contribute to their low usage. The results of this dissertation may be of interest to owners/managers of Architecture firms and also to Architecture universities.
Nos dias de hoje, o mercado da arquitetura é caracterizado por ser altamente competitivo e turbulento. Este cenário de instabilidade e concorrência reforça a importância da estratégia e, consequentemente, do planeamento estratégico. A literatura existente indica que o planeamento estratégico permite às empresas conseguir um melhor posicionamento de mercado, um melhor desempenho e rentabilidade. Este estudo exploratório tem como objetivo investigar no setor da arquitetura, a importância atribuída ao planeamento estratégico, a extensão e o modo com que é utilizado e, finalmente, quais os principais obstáculos que limitam a sua utilização. Através de um conjunto de 12 entrevistas semiestruturadas a diferentes micro, pequenas e médias empresas de arquitetura, esta investigação sugere uma utilização limitada do planeamento estratégico. Este resultado é explicado, por um lado, pela falta de conhecimento no sector das mais valias e metodologias do planeamento estratégico e pelo facto de muitas vezes o sucesso financeiro ser visto pelos donos-gestores como secundário em relação a outros objetivos, tais como a sua satisfação intelectual e o reconhecimento artístico do seu trabalho. A volatilidade do sector da construção e a pequena dimensão da maioria das empresas de arquitetura também parecem contribuir para a sua baixa utilização. Os resultados desta dissertação podem ser do interesse dos gerentes de empresas de arquitetura e também das universidades do sector.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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