Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28501
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Leandro-
dc.contributor.authorRangel, João Paulo Quaresma-
dc.date.accessioned2023-04-26T12:28:57Z-
dc.date.available2023-04-26T12:28:57Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.date.submitted2022-09-
dc.identifier.citationRangel, J. P. Q. (2022). Digital business model: a state of art [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28501por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28501-
dc.description.abstractNowadays, business leaders are always worried about disruption, the necessity of predict and respond to the unknown. For example, the current situation that we all faced COVID-19, the pressure felt, to anticipate new innovative BMs (Business Models) and new technology adoption to deal with this kind of disruption. An alternative to companies staying competitive and prepared to deal with the disruption, it’s for example the implementation of a DBM (Digital Business Model), the process of digitalization of BMs being a crucial process to help traditional business solutions and increasing their scop of functionalities. The aim of this investigation is to study the progress of the BMs all over the years, giving an idea of the relevant elements in the adoption of DBM, and the knowledge needed between the DBM drivers. To conduct this investigation, a systematic review was made using the Scopus database to retrieved scientific articles, through a representative sample between 2016–2021-time range. Using VOSviewer to visualize the development process and structural relations in several fields areas based on literatures from Scopus database. Contributing to a better understanding of the DBMs, and how the process of digitalization in BMs works, techniques to get through a digital journey and finally the role of innovation to achieve CE (Circular Economy).por
dc.description.abstractNos dias de hoje, os líderes empresariais têm uma preocupação permanente com a necessidade de prever e responder ao desconhecido. Tendo como por exemplo de excelência a situação vigente, relacionada com a COVID-19, onde é sentida a pressão para antecipar novos Modelos de Negócios capazes de introduzir inovação juntamente com a procura de implementação de novas tecnologias para lidar com este tipo de adversidade. Uma alternativa para as empresas se manterem competitivas e preparadas para lidar com a disrupção é, por exemplo, a implementação de um DBM (Digital Business Model), sendo o processo de digitalização de BMs um processo crucial para auxiliar as soluções de negócio tradicionais e aumentar a sua gama de funcionalidades. O objetivo desta investigação é estudar o progresso dos BMs ao longo dos anos, fornecendo uma ideia dos elementos relevantes na adoção do DBM, e o conhecimento necessário entre os drivers do DBM. Para realizar esta investigação, foi feita uma revisão sistemática utilizando a base de dados Scopus para artigos científicos recuperados, por meio de uma amostra representativa entre o período de 2016-2021. Utilizando o VOSviewer para visualizar o processo de desenvolvimento e as relações estruturais em diversas áreas do campo com base em literaturas da base de dados Scopus. Contribuindo para uma melhor compreensão dos DBMs, e como funciona o processo de digitalização nos BMs, técnicas para passar por uma viagem digital e, por fim, o papel da inovação para alcançar a EC (Economia Circular).por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBibliometric analysispor
dc.subjectBusiness modelpor
dc.subjectTransformação digital - Digital transformationpor
dc.subjectDigitalizationpor
dc.subjectSystematic literature reviewpor
dc.subjectTechnology adoptionpor
dc.subjectAnálise bibliométricapor
dc.subjectModelos de negóciopor
dc.subjectDigitalização -- Scanningpor
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapor
dc.subjectAdoção de tecnologiapor
dc.titleDigital business model: a state of artpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203280156por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
iscte.subject.odsEnergias renováveis e acessíveispor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
dc.subject.jelL21por
dc.subject.jelM21por
dc.subject.jelO33por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_joao_quaresma_rangel.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.