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http://hdl.handle.net/10071/2847
Autoria: | Oliveira, Maria do Rosário Brito Mata de |
Orientação: | Bernardino, Luís |
Data: | 9-Ago-2011 |
Título próprio: | O projecto de internacionalização de uma microempresa Portuguesa: O caso Tagus Pharma |
Referência bibliográfica: | Oliveira, M. do R. B. M. de. (2010). O projecto de internacionalização de uma microempresa Portuguesa: O caso Tagus Pharma [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/2847 |
Palavras-chave: | Internacionalização das empresas -- Internationalization of firms Microempresas Recursos internos Ostomia Micro-enterprise Internal resources Ostomy |
Resumo: | O presente projecto teve como ponto de partida a seguinte questão: será a
internacionalização uma estratégia possível de crescimento sustentado para uma
microempresa? Esta questão serviu de ponto de partida à elaboração deste estudo com o
qual procurámos compreender o processo de internacionalização de uma microempresa
e as especificidades que a sua condição acarreta.
A metodologia adoptada baseou-se na selecção de uma microempresa: a Tagus
Pharma que exerce actividade no sector da fabricação e comercialização de material de
ostomia. A informação acerca da empresa e da realidade que lhe está subjacente foi
recolhida através de entrevistas efectuadas junto do proprietário e gestor da empresa, de
representantes de associações de doentes ostomizados, e também por meio de consulta
documental.
Os resultados obtidos indicaram que existem alguns constrangimentos, quer ao
nível do sector de actividade da Tagus Pharma quer ao nível dos seus recursos e
capacidades, que a têm impedido de aumentar o seu volume de vendas e,
consequentemente, alcançar um crescimento sustentado, ao longo do tempo.
Em síntese, as conclusões do estudo sugerem que, uma experiência de
internacionalização poderá constituir uma via possível de crescimento da empresa
Tagus Pharma através da criação de parcerias, para distribuição/comercialização dos
seus produtos, que potenciem as suas capacidades, optimizem os seus recursos e
possibilitem ultrapassar constrangimentos típicos deste tipo de empresas. This project was based on the following question: Is internationalization for a small business a possible strategy for growth and development? Based on this topic, this project aims to understand the internationalization process of a small company and provide an analysis of some specific details. The project's methodology was based on the selection of a small Portuguese company, Tagus Pharma, specialised in the manufacturing and selling of ostomy supplies. Interviews with the company’s manager and representatives of ostomates associations and also the analysis of several documents were the main sources of this study. After analysing the company, the results of this study showed that there are some constraints, not only related to the sector, but also related to the resources, that have been limiting Tagus Pharma's sales volume and consequently limiting its growth. Finally, the conclusions of this study suggest that an internationalization process is one of the processes that could lead Tagus Pharma to a sustainable growth. By creating partnerships for the distribution of its products, the company will optimise its available resources and at the same time it will overcome the typical constraints related to a small company. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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