Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28445
Autoria: Correia, Sofia Isabel Farias
Orientação: Pereira, Inês Conceição Farinha
Data: 17-Jan-2023
Título próprio: Música sem identidade na era digital: o caso SAULT como instrumento de luta social
Referência bibliográfica: Correia, S. I. F. (2022). Música sem identidade na era digital: o caso SAULT como instrumento de luta social [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28445
Palavras-chave: Identidade
Era digital
Media sociais -- Social media
Ativismo
Música -- Music
Movimentos sociais
Comunicação digital
Comunicação -- Communication
Facebook
Instagram
Instrumento
Identity
Digital age
Activism
Social movements
Digital communication
Instrument
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo conhecer e perceber os benefícios ou consequências negativas que a estratégia de comunicação adotada pela banda de música de protesto, SAULT, adotou. Pretende-se analisar a comunicação da banda na sua rede social Instagram e perceber qual a eficácia da mesma, ou seja, se existe interação com a comunidade de seguidores, se existe um grande alcance e de facto conseguem ter um maior impacto na indústria musical e na sociedade. Apesar da banda começar a construir uma pequena comunidade de seguidores nas suas redes sociais, poderá estar a “passar despercebida”. Os SAULT podem ambicionar ser um motor para mudança social, mas se escolhem valorizar apenas o poder da música, sem tirar benefícios das ferramentas de autopromoção disponíveis nas redes sociais, será que conseguem ser eficazes? Se mais de metade do mundo não conhece ou nunca ouviu uma música da banda, de que vale lançar álbuns com mensagens interventivas? De que vale querer as atenções única e exclusivamente no seu trabalho musical, se o mundo não o ouve, absorve ou aprecia? Desta forma, procura-se estudar a banda SAULT e os efeitos negativos ou positivos da sua estratégia na era digital. A estratégia metodológica consistiu na realização de um questionário online a um universo de 100 pessoas utilizadoras de redes sociais e ouvintes de música, bem como entrevistas a dois artistas de música de protesto portugueses escolhidos, sobre a sua visão da importância da comunicação, proximidade e transparência com os seguidores/fãs nas redes sociais e, por fim, a análise das redes sociais da banda SAULT, fazendo um levantamento de publicações e interação dos seguidores, de forma a analisar a eficácia e o envolvimento.
This study has as main objective to know and perceive the benefits or negative consequences that the communication strategy adopted by the protest music band, SAULT, adopted. The aim is to analyze the band's communication on their Instagram profile and understand how effective it is. That is, if there is interaction with the community of followers, if there is a great reach and if, in fact, the band managed to have a greater impact on the music industry and society. Despite the band starting to build a small community of followers on their social networks, it may be “going unnoticed”. SAULT may aspire to be an engine for social change, but if they choose to value only the power of music, without taking advantage of the self-promotion tools available on social media, can they be effective? If more than half the world doesn't know or has never heard a song by the band, what's the point of releasing albums with intervening messages? What's the use of wanting attention only and exclusively on your musical work, if the world doesn't hear, absorb or appreciate it? In this way, I’m going to study the band SAULT and the negative or positive effects of its strategy in the digital age. The methodological strategy consisted of carrying out an online questionnaire to a sample of 100 people who use social networks and listen to music, as well as interviews with two chosen Portuguese protest music artists, about their vision of the importance of communication, proximity and transparency with the followers/fans on social networks and, finally, the analysis of the band SAULT's social networks, of publications and interaction with the followers, in order to analyze the effectiveness and involvement.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Novos Media
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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