Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28424
Autoria: Neves, Marta Stichaner Maldonado Nogueira das
Orientação: Pedro, Nuno Alexandre Guerreiro
Data: 6-Mar-2023
Título próprio: The impact of flexible compensation in the employee’s satisfaction: an in-company project
Referência bibliográfica: Neves, M. S. M. N. das (2022). The impact of flexible compensation in the employee’s satisfaction: an in-company project [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28424
Palavras-chave: Sistema de compensação -- Compensation system
Flexible benefits
Employee satisfaction
Compensation management
Talent attraction and retention
Benefícios flexíveis
Satisfação dos colaboradores
Gestão de compensação
Atração e retenção de talentos
Resumo: Compensation is a decisive factor regarding an individual's choice in deciding the company where it wants to work, especially in today's times. Therefore, flexible compensation has been gaining more interest and attention from companies to be able to attract and retain more talent, as well as to increase their value proposition and competitiveness. The in-company project developed takes place in the context of a multinational company in Portugal in the technology sector, translating into an analysis of the flexible benefits plan implemented. The satisfaction generated in employees, to answer the research question "What flexible compensation has been implemented by the firm, how it impacts employees, and what can be done to increase employee satisfaction? In this sense, the objectives were to define key concepts, analyse the company's current reality in terms of flexible compensation policies, assess the impact of flexible compensation on employee satisfaction, and suggest recommendations that promote satisfaction through flexible compensation. An interview with the Chief People Officer was conducted, and a survey to the employees was elaborated to gather data. In conclusion, it was possible to verify that in the universe of study, the employees are not completely satisfied with the implemented benefit plan, namely in terms of the range of benefits available and the flex balance assigned. Additionally, attractive solutions are analysed in terms of flexible compensation to provide greater satisfaction levels among employees.
A compensação é um fator decisivo no que diz respeito à escolha de um indivíduo em decidir a empresa onde pretende trabalhar, principalmente nos tempos de hoje. Pelo que, a compensação flexível tem vindo a ganhar maior interesse e atenção por parte das empresas, para conseguirem atrair e reter mais talento, como para aumentarem a sua proposta de valor e competitividade. O in-company project desenvolvido tem lugar num contexto de uma empresa multinacional em Portugal do setor tecnológico, traduzindo-se numa análise do plano de benefícios flexível implementado e da satisfação gerada nos colaboradores, com o objetivo de responder à questão de pesquisa “Que compensação flexível foi implementada pela empresa, como isso afeta os colaboradores e o que pode ser feito para aumentar a satisfação dos colaboradores? “. Neste sentido, foram traçados como objetivos a definição de conceitos chave, analisar a realidade atual da empresa em termos de políticas de compensação flexível, avaliar o impacto da compensação flexível na satisfação dos colaboradores e sugerir recomendações que promovam a satisfação por via da compensação flexível. Os dados coletados foram por meio de uma entrevista com a Diretora de Recursos Humanos da empresa, e através da elaboração de um questionário aos colaboradores. Como conclusão, foi possível verificar no universo de estudo, que os colaboradores não estão totalmente satisfeitos com o plano de benefícios implementado, nomeadamente a nível do leque de benefícios disponibilizados, bem como o valor de bolsa atribuído. Adicionalmente, são analisadas soluções atrativas de compensação flexível visando proporcionar maior níveis de satisfação.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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