Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28322
Autoria: Mouquinho, Nuno Jorge Feiteira
Orientação: Pereira, Leandro Luís Ferreira
Data: 23-Fev-2023
Título próprio: How projects’ impacts can maximise social value: A case study perspective
Referência bibliográfica: Mouquinho, N. J. F. (2022). How projects’ impacts can maximise social value: A case study perspective [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28322
Palavras-chave: Social impact assessment
Valores sociais -- Social values
Project management
Desenvolvimento social -- Social development
Avaliação do impacto social
Gestão de projetos
Resumo: Projects' social impact has raised the growing interest of both companies and the scientific community, given its recognised influence in the success of projects. However, despite the relevance of social impact assessment and management, many companies tend not to consider social issues in their project management framework. The main objective of this research was to understand how companies can address social impacts and maximise the social value of their initiatives. A qualitative research methodology was conducted on an exploratory case study in a Portuguese social sector organisation to comprehend how social impacts are managed, what barriers are faced, and what the main drivers contribute to increasing the social impact generated. Factors that may enhance projects' positive social impacts have been identified, such as focusing on the critical success factors of projects, strengthening relationships with stakeholders, implementing recommendations from impact assessments, and maintaining good project management practices.
O impacto social dos projetos tem suscitado o crescente interesse tanto de empresas como da comunidade científica, dada a sua reconhecida influência no sucesso dos projetos. No entanto, apesar da relevância da avaliação e gestão do impacto social, muitas empresas tendem a não considerar as questões sociais no quadro da sua gestão de projetos. O principal objetivo desta investigação foi compreender como as empresas podem abordar os impactos sociais e maximizar o valor social das suas iniciativas. Foi conduzida uma metodologia de investigação qualitativa sobre um estudo de caso exploratório numa organização portuguesa do sector social, para compreender como são geridos os impactos sociais, que barreiras são enfrentadas, e quais os principais aspetos que contribuem para aumentar o impacto social gerado. Foram identificados fatores que podem melhorar os impactos sociais positivos dos projetos, tais como, o foco nos fatores críticos de sucesso dos projetos, o fortalecimento das relações com as partes interessadas, a implementação das recomendações das avaliações de impacto e a manutenção de boas práticas na gestão dos projetos.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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