Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28316
Autoria: Seco, André Ricardo Feio
Orientação: Santos, Vítor
Data: 24-Fev-2023
Título próprio: Projeto de implementação de serviço de adesão à terapêutica: Diabetes e hipertensão: Grupo de Farmácias Reis Barata
Referência bibliográfica: Seco, A. R. F. (2022). Projeto de implementação de serviço de adesão à terapêutica: Diabetes e hipertensão: Grupo de Farmácias Reis Barata [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28316
Palavras-chave: Saúde
Adesão à terapêutica
Diabetes
Hipertensão
Fidelização de clientes -- Customer loyalty
Serviços farmacêuticos
Health
Therapy adherence
Hypertension
Pharmaceutical services
Resumo: A adesão à terapêutica é um problema mundial, sendo um dos principais fatores de sucesso no controlo e avaliação das doenças crónicas, em crescimento nas sociedades contemporâneas. A WHO estima que cerca de 50% dos doentes crónicos não adere corretamente à terapêutica prescrita, aumentando as consequências para a Saúde Pública, exponenciando problemas de ordem económica, financeira e social. O projeto apresentado visa a implementação de um serviço de adesão à terapêutica para os doentes crónicos com diabetes e/ou hipertensão nas farmácias comunitárias do Grupo Reis Barata. Os principais objetivos deste projeto são a implementação de um serviço diferenciador, no acompanhamento aos utentes, a avaliação da sua adesão terapêutica a antidiabéticos e anti hipertensores, através de aconselhamento farmacêutico e medição de indicadores de Saúde dos utentes do GRB. Para a realização do estudo foi elaborada uma revisão bibliográfica que evidencia os serviços das farmácias comunitárias, as doenças crónicas e a adesão à terapêutica. A análise de dados do projeto seguiu uma abordagem quantitativa, através da realização de questionários aos utentes diabéticos e/ou hipertensos do GRB, com a obtenção de 111 respostas. Foi também realizada a análise situacional e de diagnóstico, considerando as necessidades do projeto. Na realização deste trabalho é apresentado o respetivo plano de operacionalização do serviço de adesão à terapêutica, fluxograma a implementar, cronograma e indicadores de controlo do projeto. Através da análise realizada, conclui-se pela viabilidade de implementação do serviço, tendo em conta os potenciais ganhos em Saúde, acompanhamento dos utentes e fidelização às farmácias Reis Barata.
Therapy adherence is a worldwide problem, being one of the main success factors in control and evaluation of chronic diseases, on the rise in contemporary societies. WHO estimates that around 50% of chronically ill patients do not correctly adhere to the prescribed medicines, increasing the consequences for Public Health, increasing economic, financial and social problems. The presented project aims at the implementation of a therapy adherence service for chronic patients with diabetes and/or hypertension in Reis Barata´s community pharmacies. The main objectives of this project are the implementation of a differentiating service in the monitoring of patients, the assessment of their therapeutic adherence to antidiabetics and antihypertensives through pharmaceutical advice and measurement of health indicators of GRB`s customers. In order to carry out the study, a bibliographical review was elaborated, highlighting the services of community pharmacies, chronic diseases and adherence to therapy. The analysis of the project's data followed a quantitative approach, by conducting questionnaires to diabetic and/or hypertensive customers of Reis Barata´s pharmacies, obtaining 111 responses. A situational and diagnostic analysis was also carried out, considering the project needs. In carrying out this work, the operationalization plan for the adherence to therapy service is presented, a flowchart to be implemented, schedule and project control indicators. Through the analysis carried out, it is concluded that the implementation of the service is possible, considering the potential gains in healthcare, monitoring of users and their loyalty to Reis Barata´s pharmacies.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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