Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28296
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Leandro Luís Ferreira-
dc.contributor.advisorGupta, Varun-
dc.contributor.authorMartins, Mariana Filipa Pires-
dc.date.accessioned2023-03-14T11:06:41Z-
dc.date.available2023-03-14T11:06:41Z-
dc.date.issued2023-02-08-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationMartins, M. F. P. (2022). Identification of the key challenges and opportunities of leadership in a virtual teams’ organizational structure, and assessment of the key strategies for a formal leader to be successful in this context [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28296por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28296-
dc.description.abstractLeadership has been a research topic for several years. However, there is still a lot to study about it in a virtual context, and its importance has been growing over the last years, especially boosted by the COVID-19 pandemic. To address this concern, a systematic literature review was performed. First, a categorization of the papers into four main groups [(leadership) theories/frameworks, virtual leadership challenges, opportunities and skills] allowed to understand the most researched topics in this area. Second, the selected papers were used to explore 11 existing theories and their applications to virtual leadership. The papers were used also to identify key challenges and opportunities for virtual formal leaders, and key strategies to overcome these challenges and take the most out of these opportunities. Third, based on best practice found in the review, a set of recommendations for formal virtual leaders was created. Finally, directions for future research were suggested.por
dc.description.abstractLiderança tem sido um tópico de pesquisa há vários anos. Contudo, ainda há muito a estudar sobre o tema em contexto virtual, e a sua importância tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, aumento este especialmente causado pela pandemia de COVID-19. Para responder a esta necessidade, foi feita uma revisão sistemática de literatura. Primeiramente, fez-se uma categorização dos artigos selecionados em quatro grupos diferentes [teorias e frameworks (de liderança), desafios da liderança virtual, oportunidades da liderança virtual e capacidades necessárias num líder (para ultrapassar esses desafios e tirar partido dessas oportunidades)]. Esta categorização permitiu identificar os tópicos mais estudados na área de liderança virtual. Em segundo ludar, os artigos selecionados foram usados para explorar 11 teorias e frameworks existentes e a sua aplicação à liderança virtual, das quais sete foram usadas para a discussão. Os artigos foram ainda usados para identificar os principais desafios e oportunidades para líderes virtuais formais, e as estratégias e práticas-chave para ultrapassar esses desafios e tirar partido dessas oportunidades. Em terceiro lugar, com base nas boas práticas identificadas na revisão da literatura, foram criadas recomendações para líderes virtuais formais. Por fim, foram sugeridas direções para pesquisa futura.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternational virtual teamspor
dc.subjectGlobal virtual teamspor
dc.subjectVirtual teamspor
dc.subjectVirtual organi*ationspor
dc.subjectFuture of workpor
dc.subjectWorkplace of the futurepor
dc.subjectFuture of organi*ationspor
dc.titleIdentification of the key challenges and opportunities of leadership in a virtual teams’ organizational structure, and assessment of the key strategies for a formal leader to be successful in this contextpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203232186por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacionalpor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsParcerias para a implementação dos objetivospor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mariana_pires_martins.pdf522,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.