Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28256
Autoria: Namburete, Salvador
Orientação: Rosa, Álvaro Augusto da
Data: 22-Fev-2023
Título próprio: The export competitiveness of Mozambique's cashew nut industry: Applying Porter's diamond model
Referência bibliográfica: Namburete, S. (2022). The export competitiveness of Mozambique's cashew nut industry: Applying Porter's diamond model [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28256
ISBN: 978-989-781-791-5
Palavras-chave: Sashew nut industry
Export competitiveness
Porter’s model
Partial least squares
Structural equation modelling
Vantagem competitiva -- Competitive advantage
Industria de castanha de caju
Competitividade exportadora
Modelo de Diamante de Porter
Modelagem de equações estruturais
Mínimos quadrados parciais
Resumo: Export expansion propitiates scale economies, positive externalities, technological advancement, foreign currency earnings, and efficient resource use towards competitive advantage creation and consolidation. Fuelled by the export-driven economic growth hypothesis, some countries meet their export imperative through export promotion activities that enhance competitiveness. In this Thesis we analysed the factors influencing export competitiveness of the cashew nut industry in Mozambique. This industry is the main source of income for 1.4 million rural households. It reached in 1973 its peak global market share of 50%, having lost this position since 1975. International competitiveness analysis is needed to determine focus areas. We present results of the use of Porter’s Model whose determinants (factor conditions, demand conditions, and related industries) plus government (jointly exogenous constructs) interact and stimulate firm strategy representing competitiveness (endogenous construct). We analysed a quantitative longitudinal 80-observation secondary dataset, and a qualitative primary 310-observation dataset, collected through a structured questionnaire. We used a partial least squares structural equation modelling (PLS-SEM) on both datasets, applying SmartPLS 3.3.9 statistical tool. Results suggest all exogenous constructs influence positively competitiveness. Factor conditions’ impact leads with highest β coefficient of 0.265. Around 89% of respondents highlighted in-shell cashew nut availability, while 82% emphasised quality. Study recommends strategies to improve in-shell cashew nut availability and quality, electricity reliability, physical infrastructure, adherence to international standards, "Zambique" brand, traceability, R&D. Strategies need to be extended to upgrading and updating of labour legislation, taxation, fiscal incentives, and tackling economy’s informality, aiming to entice bigger and faster investments for Mozambique to regain market share.
A expansão da exportação propicia economias de escala, externalidades positivas, avanço tecnológico, divisas e uso eficiente dos recursos para criação e consolidação da vantagem competitiva. Alimentados pela hipótese do crescimento económico induzido pela exportação, países realizam o imperativo de exportação realizando actividades de promoção da exportação que melhoram a competitividade. Nesta Tese analisamos os factores que influenciam a competitividade das exportações da indústria do caju em Moçambique. Esta indústria é a principal fonte de renda para 1.4 milhões de famílias rurais. Ela atingiu 50% da quota de mercado global, tendo perdido esta posição desde 1975. A análise da competitividade internacional é necessária para determinar as áreas de foco. Apresentamos resultados do uso do Modelo de Porter cujos determinantes (condições dos factores, condições da procura e indústrias relacionadas) mais governo (constructos exógenos) interagem e estimulam a estratégia da firma, representante da competitividade (constructo endógeno). Analisámos um conjunto de dados quantitativos secundários de 80 observações longitudinais e outro conjunto de dados qualitativos primários recolhidos via questionário estruturado. Usámos uma modelagem da equação estrutural dos mínimos quadrados parciais em ambos os conjuntos de dados, aplicando a ferramenta estatística SmartPLS 3.3.9. Os resultados sugerem que todos os constructos exógenos influenciam positivamente a competitividade. O impacto das condições dos factores lidera com o mais alto coeficiente β=0.265. Cerca de 89% dos inquiridos destacaram a disponibilidade da castanha com casca, enquanto 82% enfatizaram a qualidade. O estudo recomenda estratégias para melhorar a disponibilidade e qualidade da castanha com casca, fiabilidade da electricidade, infra-estruturas físicas, adesão aos padrões internacionais, marca "Zambique", rastreabilidade, pesquisa e desenvolvimento. As estratégias precisam ser extensivas ao melhoramento da legislação laboral, tributação, incentivos fiscais e combate à informalidade da economia, para atrair investimentos maiores e mais rápidos para Moçambique reconquistar a quota de mercado.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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