Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28238
Autoria: Morão, Francisco Dias de Oliveira Baptista
Orientação: Teixeira, Nuno Alexandre dos Reis
Data: 29-Dez-2022
Título próprio: Plan to dynamize and develop the Home and Décor category of the FNAC e-marketplace
Referência bibliográfica: Morão, F. D. de O. B. (2022). Plan to dynamize and develop the Home and Décor category of the FNAC e-marketplace [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28238
Palavras-chave: E-marketplaces
FNAC
Home and Décor
Comércio eletrónico -- E-commerce
Clients
Vendedores -- Sellers
Casa e decoração
Clientes
Resumo: Over the last decade, the emergence and evolution of e-marketplaces in the Portuguese digital market have been remarkable. This paper presents an analysis of FNAC's internal situation, its position in Portuguese e-commerce, and especially the current context of its platform, a pioneer in the e-marketplaces market in the country. The FNAC e-marketplace has a huge variety of categories. However, the Home and Décor category was selected for this case study, as it is a category with a lot of development potential and has been performing below expectations. That said, in accordance with the aforementioned analysis, a plan will be proposed to dynamize and develop the Home and Décor category in FNAC's e-marketplace. The proposals were designed in two strands. On one hand the user journey of the category consumers, and, on the other hand, the capture and dynamization of the category sellers. To this end, proposals will be presented focused on potential new sellers in the category, as well as focused on the development of current e-marketplace sellers. On the other hand, will also be presented proposals focused on potential new customers in the category and focused on the development of FNAC's current customers. The high level of FNAC’s brand awareness among Portuguese consumers was taken into account and an action plan composed of Integrated Marketing Communication and Performance Marketing actions was considered, working towards 2 main objectives: increase sales and the awareness of the Home and Decoration category, within the FNAC e-marketplace. The objective of this document is to present a holistic development plan for the dynamization and development of the Home and Decoration category within the FNAC e-marketplace, which will translate into an increase in sales. The objectives, the action proposals, and how to monitor the development plan results.
Ao longo da última década, o surgimento e evolução dos e-marketplaces no mercado digital português tem sido notório. No presente documento é apresentada uma análise à situação interna da FNAC, à sua posição no e-commerce português e, especialmente, ao atual contexto da sua plataforma, pioneira no mercado de e-marketplaces no país. O e-marketplace da FNAC conta com uma enorme variedade de categorias, tendo sido selecionada para este estudo de caso, a categoria Casa e Decoração, por ser uma categoria com muito potencial de desenvolvimento e apresenta uma performance abaixo do esperado. Posto isto, em concordância com a análise anteriormente referida, será proposto um plano de dinamização e desenvolvimento da categoria de Casa e Decoração no e-marketplace da FNAC. As propostas foram desenhadas em duas vertentes, por um lado a user journey dos consumidores da categoria e por outro a captação e dinamização dos vendedores da categoria. Para o efeito, serão apresentadas propostas focadas em possíveis novos vendedores da categoria, assim como focadas no desenvolvimento dos atuais vendedores de e-marketplace. Por outro lado, serão ainda apresentadas propostas focadas em possíveis novos clientes da categoria e focadas na dinamização dos atuais clientes da FNAC. O alto nível de notoriedade da marca FNAC junto do consumidor português foi tida em conta, e foi considerado um plano de ação composto por estratégias de Integrated Marketing Communication e Performance marketing, trabalhando em 2 objetivos principias: aumentar as vendas e a notoriedade da categoria Casa e Decoração, dentro do e-marketplace da FNAC. O objetivo deste documento é apresentar um plano de desenvolvimento holístico para a dinamização e desenvolvimento da categoria Casa e Decoração dentro do e-marketplace da FNAC, que se traduza num aumento de vendas da mesma. Foram apresentados os objetivos, as propostas de ação e a forma de monitorização os resultados.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_francisco_baptista_morao.pdf
  Until 2025-12-29
1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons