Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28200
Autoria: Gonçalves, A.
Guerra, J.
Data: 2007
Título próprio: Do ensino experimental da ciência à cidadania ambiental: O caso EuroLifeNet
Título e volume do livro: I Congreso Internacional de Educación Ambiental dos Paises Lusófonos e Galicia
Referência bibliográfica: Gonçalves, A., & Guerra, J. (2007). Do ensino experimental da ciência à cidadania ambiental: O caso EuroLifeNet. In I Congreso Internacional de Educación Ambiental dos Paises Lusófonos e Galicia. Centro de Extensión Universitaria e Divulgación Ambiental de Galicia CEIDA. http://hdl.handle.net/10071/28200
ISBN: 978-84-690-7996-6
Palavras-chave: Perceções sociais
Valores ecológicos
Cidadania ambiental
Poluição atmosférica
Resumo: A incidência de doenças respiratórias na União Europeia tem crescido a níveis preocupantes. Daí ser fundamental aprofundar os estudos sobre a poluição do ar e seus efeitos e obter o apoio esclarecido dos cidadãos para políticas mais rigorosas em defesa do ambiente. O objectivo do Programa EuroLifeNet foi testar uma metodologia participativa de monitorização da exposição pessoal a partículas (poluente atmosférico com graves efeitos na saúde) que procura desencadear a mobilização e a sensibilização ambiental e fortalecer as raízes de uma cidadania responsável e duradoura entre os participantes do projecto (maioritariamente alunos do ensino secundário) e, através deles, das suas famílias. Com base nos resultados do inquérito por questionário aos estudantes de cinco estabelecimentos de ensino da rede nacional de escolas aderentes ao projecto no ano lectivo 2006/2007 — Escola Básica do 3.º Ciclo e Secundária P.e Jerónimo Emiliano de Andrade (Angra do Heroísmo, Açores), Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Anselmo Andrade (Almada, Setúbal), Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Ponte de Lima (Ponte de Lima, Viana do Castelo), Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Rocha Peixoto (Póvoa de Varzim, Porto) e Escola Secundária de Maria Amália Vaz de Carvalho (Lisboa) — procurar-se-á dar conta do impacte desta iniciativa ao nível do grau de conhecimento e informação em matéria ambiental, da manifestação de valores e atitudes pró-ecológicos, da percepção social do risco para a saúde humana decorrente da exposição à poluição atmosférica.
Arbitragem científica: no
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CRIA-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
confereneobject_85339.pdf526,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.