Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28143
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, A.-
dc.date.accessioned2023-03-02T16:04:46Z-
dc.date.available2023-03-02T16:04:46Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationGonçalves, A. (2008). Escutar Amélia: À volta da canção de autor. In VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas, 560. Associação Portuguesa de Sociologia. http://hdl.handle.net/10071/28143-
dc.identifier.isbn978-972-95945-4-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28143-
dc.description.abstractTomando por ilustração empírica o caso singular de Amélia Muge, esta comunicação pretende reflectir sobre os dispositivos discursivos e artísticos dos criadores musicais, enquanto produtores de sentido, que têm activamente contribuído para que a canção de autor configure um género musical autónomo no seio de um formato preponderante (senão hegemónico) da música contemporânea — a canção —, adicionando-lhe persistentemente significados extramusicais como resistência, autenticidade, cidadania, utopismo ou valor estético. Rejeita-se, no decorrer do texto, uma concepção sólida, estática, homogénea e inequívoca da canção de autor, tomando-a antes como configuração musical provável mas volúvel e moldável pelo contexto em que está imersa. Decorrente do movimento de renovação da canção popular portuguesa, cujo período áureo antecedeu e sucedeu a fase de transição democrática na década de 70 do século XX, tem-se afirmado como corrente contra-hegemónica e alternativa ao mainstream musical, cujo principal sinal diacrítico se encontra na legitimação e consagração quase aurática do músico enquanto sujeito autoral, vulgarmente designado cantautor, na medida em que combina valências artísticas (autoria das letras, composição e arranjo das melodias, interpretação das canções), contrariando desta forma a fina divisão social do trabalho musical na área popular.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologia-
dc.relation.ispartofVI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDiscurso autobiográficopor
dc.subjectTaxinomias musicaispor
dc.subjectCanção de autorpor
dc.titleEscutar Amélia: À volta da canção de autorpor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleVI Congresso Português de Sociologia-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationLisboapor
dc.event.date2008-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2023-03-02T16:04:01Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-85346-
Aparece nas coleções:CRIA-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
conferenceobject_85346.pdf485,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.