Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/28143
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, A. | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T16:04:46Z | - |
dc.date.available | 2023-03-02T16:04:46Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | Gonçalves, A. (2008). Escutar Amélia: À volta da canção de autor. In VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas, 560. Associação Portuguesa de Sociologia. http://hdl.handle.net/10071/28143 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-95945-4-0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/28143 | - |
dc.description.abstract | Tomando por ilustração empírica o caso singular de Amélia Muge, esta comunicação pretende reflectir sobre os dispositivos discursivos e artísticos dos criadores musicais, enquanto produtores de sentido, que têm activamente contribuído para que a canção de autor configure um género musical autónomo no seio de um formato preponderante (senão hegemónico) da música contemporânea — a canção —, adicionando-lhe persistentemente significados extramusicais como resistência, autenticidade, cidadania, utopismo ou valor estético. Rejeita-se, no decorrer do texto, uma concepção sólida, estática, homogénea e inequívoca da canção de autor, tomando-a antes como configuração musical provável mas volúvel e moldável pelo contexto em que está imersa. Decorrente do movimento de renovação da canção popular portuguesa, cujo período áureo antecedeu e sucedeu a fase de transição democrática na década de 70 do século XX, tem-se afirmado como corrente contra-hegemónica e alternativa ao mainstream musical, cujo principal sinal diacrítico se encontra na legitimação e consagração quase aurática do músico enquanto sujeito autoral, vulgarmente designado cantautor, na medida em que combina valências artísticas (autoria das letras, composição e arranjo das melodias, interpretação das canções), contrariando desta forma a fina divisão social do trabalho musical na área popular. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia | - |
dc.relation.ispartof | VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: Saberes e práticas | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Discurso autobiográfico | por |
dc.subject | Taxinomias musicais | por |
dc.subject | Canção de autor | por |
dc.title | Escutar Amélia: À volta da canção de autor | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | VI Congresso Português de Sociologia | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.event.date | 2008 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2023-03-02T16:04:01Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-85346 | - |
Aparece nas coleções: | CRIA-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
conferenceobject_85346.pdf | 485,99 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.