Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/28128
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, M. T. M. M. da. | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T12:04:09Z | - |
dc.date.available | 2023-03-02T12:04:09Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | Silva, M. T. M. M. da. (2009). As artes plásticas na configuração da arquitectura: Três edifícios modernistas Lisboetas. In 8º Seminário Docomomo Brasil: Cidade Moderna e Contempôranea: Síntese e Paradoxo das Artes. http://hdl.handle.net/10071/28128 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-88027-11-4 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/28128 | - |
dc.description.abstract | Esta comunicação procura investigar a interacção entre as artes plásticas e a arquitectura a partir de três casos de estudo – três edifícios modernistas, construídos em Lisboa nas décadas de 50 e 60 do século XX. Os edifícios escolhidos são, o Hotel Ritz (1952-1959), projectado pelo arquitecto Porfírio Pardal Monteiro, o Bloco das Águas Livres projectado pelos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral (1955-56), e a Sede e Museu da Fundação Calouste Gulbenkian (1959-1969), projectado pelos arquitectos Ruy Jervis d’Athouguia, Pedro Cid e Alberto Pessoa. A escolha dos edifícios tem como critério prévio o facto de revelarem, no contexto português, a tendência da época de integração das artes plásticas, a partir de uma grande diversidade de formas de expressão artísticas, desde a pintura mural, aos baixo-relevos, até aos elementos de paisagismo, como formas de incorporar as artes plásticas na arquitectura (espelhos de água, esculturas, etc.). O objectivo proposto nesta comunicação é, para além de, entender as relações entre as artes plásticas e a arquitectura no modernismo (ou movimento moderno), perceber de que forma estas interagem na configuração arquitectónica e no seu significado. Explorar quais as potencialidades e os limites da integração das artes plásticas na arquitectura é um dos aspectos a pesquisar neste trabalho tendo em conta os aspectos conceptuais e funcionais dos edifícios. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Docomomo Brasil | - |
dc.relation.ispartof | 8º Seminário Docomomo Brasil: Cidade Moderna e Contempôranea: Síntese e Paradoxo das Artes | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Modernismo | por |
dc.subject | Moderno | por |
dc.subject | Arquitectura | por |
dc.title | As artes plásticas na configuração da arquitectura: Três edifícios modernistas Lisboetas | por |
dc.title.alternative | The fine arts in architectonic configuration: Three modern building in Lisbon | en |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Rio de Janeiro | por |
dc.event.date | 2009 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2023-03-02T12:01:50Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-61966 | - |
Aparece nas coleções: | CRIA-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
conferenceobject_61966.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.