Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28039
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Álvaro de Borba Cruz Lopes-
dc.contributor.authorSousa, Leonardo de-
dc.date.accessioned2023-02-23T12:45:18Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.citationSousa, L. de. (2022). Exploring the influence of community involvement on the social performance of Tourism Lifestyle Entrepreneurs: The mediating role of co-creation [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28039por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/28039-
dc.description.abstractTourism Lifestyle Entrepreneurs (TLEs) play an undeniable vital role for destinations. These entrepreneurs are quite unique, by leveraging creative and genuine experiences intrinsically associated with local communities. However, despite this, little regard is given to these TLEs and how their community involvement promotes their performance. Therefore, this research aims to analyze the mediating effect of Co-creation on TLEs social performance and examine how it influences the relationship between Community Attachment, Social Mission Orientation and Community-Centered strategies on social self-efficacy. A quantitative methodology was employed, through a two-step approach, were a pilot test, in the form of five semi-structured interviews, served as a basis for a questionnaire. A total of 115 respondents were garnered from the online survey. Results suggest that TLEs Co-creation has a strong positive and direct influence on social entrepreneurial self-efficacy. The results also indicate that TLEs Social Mission Orientation, Community-Centered strategy and Community Attachment have a significant positive influence on social entrepreneurial self-efficacy, through the indirect effect of Co-creation. These findings underline the importance of the mediating role of Co-creation on greater TLEs social performance, which in turn serves as an explanation for the importance of community involvement on TLEs competitiveness.por
dc.description.abstractOs Tourism Lifestyle Entrepreneurs (TLEs) desempenham um papel inegavelmente vital para os destinos turísticos. Estes empreendedores são bastante únicos, promovendo experiências criativas e genuínas, intrinsecamente associadas às comunidades locais. No entanto, apesar disso, pouca atenção é dada a estes empreendedores, bem como o envolvimento da comunidade que promove o seu desempenho. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o efeito mediador da cocriação no desempenho social dos TLEs, e examinar como esta influencia a relação entre o apego à comunidade, a orientação da missão social, e as estratégias centradas na comunidade e na autoeficácia social. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, por meio de uma abordagem de duas etapas, onde um teste piloto, na forma de cinco entrevistas semiestruturadas, serviu de base para um questionário final aplicado online. Um total de 115 participantes foi obtido. Os resultados sugerem que a cocriação de TLEs tem uma forte influência positiva e direta na autoeficácia do empreendedorismo social. Os resultados também indicam que a orientação para a missão social, a estratégia centrada na comunidade e o apego à comunidade têm uma influência positiva significativa na autoeficácia empreendedora social, por meio do efeito indireto da cocriação. Estes resultados reforçam a importância do papel mediador da cocriação no maior desempenho social dos TLEs, o que, por sua vez, explica a importância do envolvimento da comunidade na competitividade dos TLEs.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTourism Lifestyle Entrepreneurspor
dc.subjectCo-creationpor
dc.subjectSocial self-efficacypor
dc.subjectSocial mission orientationpor
dc.subjectCommunity-centered strategiespor
dc.subjectCommunity attachmentpor
dc.subjectCocriaçãopor
dc.subjectApego à comunidadepor
dc.subjectOrientação da missão socialpor
dc.subjectEstratégias centradas na comunidadepor
dc.subjectAutoeficácia socialpor
dc.titleExploring the influence of community involvement on the social performance of Tourism Lifestyle Entrepreneurs: The mediating role of co-creationpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203205421por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Hotelaria e Turismopor
dc.date.embargo2023-12-21-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
dc.subject.jelL26por
dc.subject.jelZ32por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1Z Other special topicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_leonardo_sousa.pdf391,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.