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http://hdl.handle.net/10071/28027
Autoria: | Nunes, Gabriela Ubal |
Orientação: | Gomes, João Salis |
Data: | 30-Jan-2023 |
Título próprio: | A implementação do teletrabalho na administração pública do Estado do Rio Grande do Sul |
Referência bibliográfica: | Nunes, G. U. (2022). A implementação do teletrabalho na administração pública do Estado do Rio Grande do Sul [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/28027 |
Palavras-chave: | Administração pública -- Public administration Servidores públicos Teletrabalho -- Teleworking Estado do Rio Grande do Sul Civil servants State of Rio Grande do Sul |
Resumo: | O teletrabalho é uma modalidade laboral que implica necessariamente a execução
de suas atividades fora da instituição e é realizado por meio de ferramentas
tecnológicas, notadamente a internet. Com os avanços da revolução digital e a
necessidade de diminuir custos e aumentar a produtividade, o teletrabalho foi uma
solução providencial em diversos setores. Na administração pública, sobretudo em
alguns órgão da administração federal, o trabalho remoto já era empregado há
alguns anos, mas no âmbito dos Estados, em particular no Estado do Rio Grande
do Sul, só foi implantado em 2020, como uma estratégia de enfrentamento e
combate à pandemia de Covid-19. E só no ano de 2022 foi instituído como uma
política permanente de gestão, através da publicação do Decreto nº 56.536/2022.
Atualmente, passadas as fases de abalo inicial provocado pela pandemia e de
adaptação compulsória ao novo sistema, após finalmente ter sido regulamentado, o
teletrabalho sofreu um arrefecimento considerável, contando com um número
reduzido de servidores nessa modalidade, apesar das vantagens que podem ser
proporcionadas. Este trabalho tem o objetivo de contribuir com a Administração
Pública Estadual no sentido de avaliar a implementação do teletrabalho e auxiliar os
gestores a encontrar soluções para eventuais dificuldades que possam vir a ocorrer. Remote online working arrangements (teleworking) imply carrying out part or all job-related duties from outside the employing institution premises by the means of technological tools including computers, phones and mainly thanks to an internet connection. With the advances of the digital revolution and the everlasting urge to reduce costs through increased productivity, the development of online jobs already proved to be a “providential solution” for many economic, educational and social sectors of activity. In the public administration, especially for some bodies of the federal one, remote work has already been used for some years by Brazilian states. However, it was implemented significantly only by 2020 as a strategy to tackle the Covid-19 pandemic restrictions, in particular in Rio Grande do Sul. In 2022 it was instituted as a permanent work arrangement and management policy, through the publication of Decree nº 56.536/2022. Following the initial shock caused by the pandemic, the necessary adaptation to the new system, and after finally being properly regulated, teleworking is currently experiencig a significant slowdown, We observe a reduced number of civil servants in this work arragement, despite the obvious advantages. The purpose of this dissertation is to contribute to the State Public Administration evaluation and execution of telework as well as to help managers overcome potential implementation difficulties. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Mestrado em Administração Pública |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_gabriela_ubal_nunes.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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