Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/28006
Autoria: Grilo, T. C.
Oliveira, M. D.
Póvoa, A.
Nikel, S.
Editor: Francisco Nunes
Elsa Pegado
Data: 2022
Título próprio: Promoção de uma oferta equitativa no setor dos cuidados continuados integrados: desenvolvimento de uma abordagem multi-período e multiobjetivo para apoio ao planeamento da oferta de cuidados
Título da revista: Saúde societal: percursos de investigação do Iscte
Volume: 2
Título e volume do livro: Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte
Paginação: 147 - 188
Referência bibliográfica: Grilo, T. C., Oliveira, M. D., Póvoa, A., & Nikel, S. (2022). Promoção de uma oferta equitativa no setor dos cuidados continuados integrados: desenvolvimento de uma abordagem multi-período e multiobjetivo para apoio ao planeamento da oferta de cuidados. Em Francisco Nunes, & Elsa Pegado (Eds.). Saúde Societal: Percursos de Investigação do Iscte (Vol. 2, pp. 147-188). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
ISSN: 2184-9676
Palavras-chave: Serviços de saúde
Planeamento de cuidados continuados
Programação matemática
Equidade
Multi-objetivo
MACBETH
Resumo: Este estudo propõe um modelo de programação matemática multi‑objetivo e multi‑período para apoiar as decisões de planeamento no setor dos cuida‑ dos continuados integrados (CCI). O modelo proposto permite apoiar o pla‑ neamento da oferta de CCI em regime de internamento, tanto em termos de seleção das melhores localizações para esses serviços, como também da capa‑ cidade a instalar, e isto com o propósito de construir uma rede de cuidados mais equitativa. Serão, assim, considerados três objetivos de equidade – equi‑ dade de acesso, equidade geográfica e equidade socioeconómica. Serão tam‑ bém contabilizados os custos, mas na forma de restrições do modelo. A funçãoobjetivo do modelo incorpora estes múltiplos objetivos de equidade através da atribuição de pesos que são obtidos com recurso à metodologia Measuring Attractiveness by a Category‑Based Evaluation TecHnique (MACBETH). A uti‑ lidade do modelo é ilustrada através da sua aplicação a um caso de estudo na região da Grande Lisboa em Portugal.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BRU-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_89673.pdf2,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.