Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/2793
Autoria: Júnior, Agnaldo de Oliveira Gomes
Orientação: Pinto, José de Castro
Data: 2010
Título próprio: Avaliação da satisfação dos gestores e colaboradores e sua relação com o desempenho: o caso MASA da Amazônia
Referência bibliográfica: JÚNIOR, Agnaldo de Oliveira Gomes - Avaliação da satisfação dos gestores e colaboradores e sua relação com o desempenho: o caso MASA da Amazônia [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2010. Dissertação de Mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/2793>. ISBN 978-989-8154-94-1.
ISBN: 978-989-8154-94-1
Palavras-chave: Marketing Interno
Cliente Interno
Qualidade na prestação do Serviço
Internal Marketing
Internal Customer
Quality of Service provision
Resumo: O estudo objetiva evidenciar estratégias de marketing interno que contribuem de forma decisiva na elaboração de uma nova cultura organizacional por meio da valorização das pessoas que trabalham em uma empresa, notadamente a Masa da Amazônia LTDA, que está inserida no Pólo Industrial de Manaus, o segundo maior conglomerado de empresas industriais do Brasil. Dois objetivos ficam assentes: o primeiro deles é construir um modelo explicativo da satisfação geral dos colaboradores em função de um conjunto de variáveis ou dimensões relacionadas ao marketing interno. O segundo objetivo está associado à avaliação do grau de correlação que a satisfação geral tem com a performance. O ponto de partida foi a revisão da teoria que mostra a importância de estratégias que motivem o trabalhador a ter ética e exerçam influência na qualidade da prestação de serviço realizado dentro de fábricas. A obtenção das variáveis que possibilitaram chegar a uma conclusão foi feita por meio de pesquisa exploratória com aplicação de questionários de satisfação aos gestores atuais da empresa como também a parte dos funcionários que participam do Estudo de Caso desta Dissertação. Além disso, informações sobre as medidas relacionadas a gestão que procuram obter “pessoas felizes” dentro da corporação, e ainda, fontes bibliográficas e documentais, foram usadas para formatar o estudo. Os resultados da pesquisa confirmaram o trabalho feito dentro da fábrica, o que culminou durante dois anos, em premiação nacional como “a melhor empresa para se trabalhar no Brasil”. Como conclusão, o modelo de avaliação da satisfação se mostrou coerente podendo ser fonte inspiradora para aplicação em outras empresas que tenham o foco no cliente interno.
The objective of this study is to identify internal marketing strategies that contribute decisively to the elaboration of a new organizational culture which values the people who work in a company, especially the "Masa da Amazonia LTDA" , which is part of the Industrial Pole of Manaus, the second largest industrial conglomerate in Brazil. There are two proposed goals: the first is to build a model explaining the overall satisfaction of employees on the basis of a set of variables or dimensions related to internal marketing. The second objective relates to assessing the degree of correlation is general satisfaction and performance. The starting point was the revision of the theory that shows the importance of strategies that motivate the employee to have ethics and that influence on the quality of the service performed inside factories. The variables that could lead to a conclusion were reached by means of exploratory research with questionnaires of satisfaction to the company's current managers as well as the employees that participate in the case study of this dissertation. In addition, information on measures related to management that look for "happy people" within the corporation, and also bibliographic and documentary sources were used to format the study. The survey results confirmed the work done within the factory, which culminated, during two years, in national awards as "best company to work in Brazil." All in all, the evaluation model of satisfaction could be proved consistent, and can be a good source of inspiration to other companies which focus on internal customer.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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