Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27703
Autoria: Filipe, João Henrique Serrador
Orientação: Ferreira, Vítor Hugo dos Santos
Data: 20-Dez-2022
Título próprio: E-commerce e o seu impacto nas PME’s portuguesas
Referência bibliográfica: Filipe, J. H. S. (2022). E-commerce e o seu impacto nas PME’s portuguesas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27703
Palavras-chave: PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Comércio eletrónico -- E-commerce
impacto
Internet
Negócio -- Business
Comércio tradicional -- Traditional commerce
Impact
Resumo: O E-commerce tem impactado fortemente as empresas e consumidores, este novo meio de comercialização influencia fortemente não só o comportamento, mas também as expectativas dos consumidores, redefinindo assim o mercado e levando à criação de novos modelos de negócio. Este modelo está a causar mudanças não só ao nível das negociações, mas também ao nível dos relacionamos entre organizações, contribuindo assim para a reestruturação do mercado. O mesmo permite criar uma expansão de posicionamento tanto no mercado interno como no mercado internacional com custos baixos, face aos custos existentes em lojas físicas. Tanto para a sociedade e empresas é apresentado uma nova forma de obter informações, sejam eles no âmbito académico ou para a realização de compras de bens e serviços, com preços competitivos através do conforto da sua habitação. Com o E-commerce é eliminado os entraves geográficos e temporais, uma vez que este modelo elimina os mesmos. Como tal, o comércio online tem vindo a impactar fortemente os hábitos de consumo, levando a que empresas já estabelecidas no mercado ou novas empresas, analisem o seu modelo de negócio e que considerem o seu posicionamento dentro do comércio via internet, restruturando-se e criando um plano para fazer face ao risco de perda de clientes.
E-commerce has strongly impacted companies and consumers, this new marketing medium radically influences consumer behavior and expectations, in order to redefine the market and lead to the creation of new business models. This model is causing changes not only in terms of negotiations, but also in terms of relationships between organizations, thus contributing to the restructuring of the market. The same allows to create an expansion of positioning both in the domestic market and in the international market with low costs, compared to the existing costs in physical stores. Both for society and companies, a new way of obtaining information is presented, whether in the academic field or for the purchase of goods and services, with competitive prices through the comfort of your home. With E-commerce, geographical and temporal barriers are eliminated since this model eliminates them. As such, commerce has had a strong impact on consumer habits, leading companies already established in the market or new companies to analyze their business model and consider their positioning within commerce internet restructuring and creating a plan to deal with the risk of losing customers.
Designação do Departamento: Departamento de Economia
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_serrador_filipe.pdf1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.