Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27696
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, C.-
dc.contributor.authorMilagre, C-
dc.contributor.authorOrtiz, A.-
dc.contributor.editorMaria José Casa-Nova-
dc.date.accessioned2023-02-03T09:25:58Z-
dc.date.available2023-02-03T09:25:58Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPereira, C., Milagre, C, & Ortiz, A. (2022). Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022. EM Maria José Casa-Nova (Ed.). Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos (pp. 47-86). Alto-Comissariado para as Migrações. http://hdl.handle.net/10071/27696-
dc.identifier.isbn978-989-685-076-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27696-
dc.description.abstractEm Portugal a resposta das políticas públicas em matéria de educação de adultos tem passado por várias etapas, com avanços e recuos, até à atual configuração mais robusta e adaptada à realidade social do país. Contudo ainda persistem várias lacunas no que respeita ao alcance e à efetividade da mesma. As diferenças em termos de educação escolar entre os portugueses ciganos e a população em geral são claras devendo--se a um conjunto de fatores, entre os quais, desigualdades estruturais, diversidade sociológica e cultural e preconceito associado a uma imagem negativa “normalizada”. A situação dos/as portugueses/as ciganos/as é caracterizada por estas desigualdades múltiplas que reproduzem ciclos de exclusão e que tendem a condicionar o acesso aos bens e aos serviços públicos, dos quais são sujeitos de direito. Assim, o desenho e a implementação de políticas públicas ajustadas à realidade deste grupo social passam por um balanço entre uma abordagem mainstreaming/ transversal complementadas com medidas específicas de discriminação positiva, que contribuam para facilitar a efetivação dos direitos de cidadania. No presente capítulo analisamos a importância deste tipo de abordagem utilizando como foco a educação de adultos e a inovação política.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAlto-Comissariado para as Migrações-
dc.relation.ispartofEducação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação de adultos -- Adult educationpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectPortuguese ciganospor
dc.subjectPolítica públicapor
dc.titlePolítica integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022por
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.pagination47 - 86-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2023-02-03T09:25:12Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-92008-
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_92008.pdf1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.