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http://hdl.handle.net/10071/27696
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, C. | - |
dc.contributor.author | Milagre, C | - |
dc.contributor.author | Ortiz, A. | - |
dc.contributor.editor | Maria José Casa-Nova | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T09:25:58Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T09:25:58Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, C., Milagre, C, & Ortiz, A. (2022). Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022. EM Maria José Casa-Nova (Ed.). Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos (pp. 47-86). Alto-Comissariado para as Migrações. http://hdl.handle.net/10071/27696 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-685-076-0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/27696 | - |
dc.description.abstract | Em Portugal a resposta das políticas públicas em matéria de educação de adultos tem passado por várias etapas, com avanços e recuos, até à atual configuração mais robusta e adaptada à realidade social do país. Contudo ainda persistem várias lacunas no que respeita ao alcance e à efetividade da mesma. As diferenças em termos de educação escolar entre os portugueses ciganos e a população em geral são claras devendo--se a um conjunto de fatores, entre os quais, desigualdades estruturais, diversidade sociológica e cultural e preconceito associado a uma imagem negativa “normalizada”. A situação dos/as portugueses/as ciganos/as é caracterizada por estas desigualdades múltiplas que reproduzem ciclos de exclusão e que tendem a condicionar o acesso aos bens e aos serviços públicos, dos quais são sujeitos de direito. Assim, o desenho e a implementação de políticas públicas ajustadas à realidade deste grupo social passam por um balanço entre uma abordagem mainstreaming/ transversal complementadas com medidas específicas de discriminação positiva, que contribuam para facilitar a efetivação dos direitos de cidadania. No presente capítulo analisamos a importância deste tipo de abordagem utilizando como foco a educação de adultos e a inovação política. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Alto-Comissariado para as Migrações | - |
dc.relation.ispartof | Educação de adultos e comunidades ciganas: políticas e processos | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação de adultos -- Adult education | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Portuguese ciganos | por |
dc.subject | Política pública | por |
dc.title | Política integrada e portugueses ciganos: o caso de educação de adultos de 2020 a 2022 | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.pagination | 47 - 86 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2023-02-03T09:25:12Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Igualdade de género | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-92008 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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