Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27694
Autoria: Rodrigues, Daniel dos Santos
Orientação: Duarte, Henrique
Data: 20-Dez-2022
Título próprio: O capital social e a sua relação com o desenvolvimento de uma carreira: Fatores de influência nas expectativas de carreira de estudantes e recém-formados
Referência bibliográfica: Rodrigues, D. dos S. (2022). O capital social e a sua relação com o desenvolvimento de uma carreira: Fatores de influência nas expectativas de carreira de estudantes e recém-formados [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27694
Palavras-chave: Capital social -- Share capital
Carreira
Autoeficácia
Adaptabilidade do trabalhador -- Worker adaptability
Empregabilidade -- Employability
Expectativas de carreira
Rede de contacto
Social capital
Career
Career expectations
Contact networks
Resumo: O presente estudo tem como premissa a análise das variáveis do capital social com influências nas expectativas de carreira de diversos jovens estudantes ou recém-formados, isto é, indivíduos que se encontram numa fase inicial da sua carreira. Procuramos estabelecer uma relação entre as variáveis que permita explicar como o sucesso de uma carreira é percecionado e como poderá ser atingido. A pesquisa foi orientada por uma componente teórica relativa ao capital social e à carreira, procurando perceber que dimensões podem ajudar a compreender as decisões dos agentes na construção de uma carreira. Deste modo, decidimos analisar a importância das redes de contacto e as influências das suas perceções na construção de uma carreira. Foram analisadas: as perceções de empregabilidade e de adaptabilidade sobre as expectativas dos agentes em estudo; qual a relação entre a perceção de autoeficácia e as perspetivas de empregabilidade; quais os tipos de laços de relacionamento que mais influenciam na tomada de decisões e se este apoio permite melhorar as competências para a construção de uma carreira. Através dos resultados obtidos, representados por 160 indivíduos, percebemos que a perceção de empregabilidade e de adaptabilidade conseguem explicar em parte as expectativas de carreira dos estudantes e dos recém-formados. Percebemos que a perceção da autoeficácia demonstra-se importante para a perceção da empregabilidade e, ainda, que esta amostra da população, tendencialmente procura os laços fortes, como a família e os amigos mais próximos, quando necessita de algum apoio, ou para adquirir novas oportunidades.
The present study is premised on the analysis of the social capital variables which influence the career expectations of several young students or recent graduates, i.e., individuals who are at an early stage of their career. In it, we seek to establish a relationship between these variables that may allow us to explain how career success is perceived and how it can be achieved. Our research was guided by a theoretical component pertaining to social capital and career development. Through it, we tried to grasp what factors can help us understand the decisions made by agents in the construction of their carrers. Thus, we decided to analyze the importance of contact networks and the influence the agents' perspectives of them have on the construction of their career. We also analyzed the influence the perceptions of employability and adaptability have on the expectations of the agents in question. Specifically, we set out to answer what the relationship between perceived self-efficacy and employability prospects is, what types of relationships have the biggest influence on the agents' decisions and if these relationships support the agents in developing skills important for building a career. The results we obtained from 160 individuals show that the perceptions of employability and adaptability each person has can partially explain the career expectations of students and recent graduates. We also noticed that the students' perception of self-efficacy proves to be important for their perception of employability. Moreover, we found that this population sample tends to rely on closer relationships such as family and close friends when it needs support or is looking for new opportunities.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_daniel_santos_rodrigues.pdf
  Restricted Access
854,4 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons