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dc.contributor.advisorPaiva, Inna Choban de Sousa-
dc.contributor.authorAldeia, André Manuel dos Santos-
dc.date.accessioned2023-02-02T17:09:27Z-
dc.date.available2023-02-02T17:09:27Z-
dc.date.issued2022-12-27-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationAldeia, A. M. dos S. (2022). Determinantes da divulgação do Relato Integrado [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27693por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27693-
dc.description.abstractA forma como as empresas comunicam com o exterior tem vindo a sofrer mudanças significativas. Os reportes tradicionais focados apenas em informação financeira deixaram de ser suficientes para perceber o negócio e satisfazer os stakeholders. Para preencher esta lacuna surgiu um novo reporte cada vez mais utilizado pelas empresas e que integra informação financeira e não financeira num só documento: o Relato Integrado. O presente estudo tem como objetivo principal analisar os determinantes dos países e os determinantes das empresas que influenciam a divulgação deste novo tipo de reporte, através de uma amostra de 737 empresas pertencentes a países da União Europeia, no horizonte temporal de 2017 a 2020. Na ótica das empresas, são analisadas as características do Conselho de Administração e na ótica dos países é feita uma análise a três dimensões de Hofstede. Para analisar o impacto destas características na divulgação do RI é adotado um modelo de regressão logística. Os resultados obtidos demonstram que uma maior percentagem de mulheres e de membros independentes no CA e um maior número de reuniões deste órgão, influenciam de forma positiva a divulgação do RI. Por outro lado, foi demonstrado que a dimensão do CA e as dimensões de Hofstede, nomeadamente, o coletivismo, o feminismo e a orientação para o longo-prazo não são determinantes para a divulgação deste tipo de relato. O presente estudo procura aumentar o conhecimento sobre uma realidade atual e ainda pouco explorada por investigadores e académicos.por
dc.description.abstractThe way companies communicate with the outside world has been undergoing significant changes. Traditional reporting focused only on financial information is no longer sufficient to understand the business and satisfy the stakeholders’ needs. To fill this gap, a new report emerged that is increasingly used by companies, integrating financial and non-financial information in a single document: the Integrated Report. The main objective of this study is to analyze the country and firm determinants that influence the disclosure of this new type of report, through a sample of 737 companies belonging to countries of the European Union, between 2017 and 2020. From the perspective of the companies, this study analyzes the characteristics of the Board of Directors. From the perspective of the countries, an analysis of Hofstede’s three dimensions is performed. A logistic regression model is adopted to analyze the impact of these characteristics on IR disclosure. The results demonstrate that a higher percentage of women and independent members in the Board of Directors and a higher number of meetings of this body positively influence the disclosure of IR. On the other hand, it was also demonstrated that the size of the Board and the Hofstede dimensions, collectivism, feminism and long-term orientation are not determinants for the disclosure of this type of report. The present study seeks to increase the knowledge about a current reality that is still little explored by researchers and academics.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectRelato Integradopor
dc.subjectConselho de administraçãopor
dc.subjectResponsabilidade social corporativapor
dc.subjectInformação não financeirapor
dc.subjectUnião Europeiapor
dc.subjectIntegrated Reportpor
dc.subjectBoard of directorspor
dc.subjectHofstedepor
dc.subjectCorporate social responsibilitypor
dc.subjectNon-financial informationpor
dc.subjectEuropean Unionpor
dc.titleDeterminantes da divulgação do Relato Integradopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203180275por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Contabilidadepor
dc.subject.jelG34por
dc.subject.jelM41por
dc.subject.jel1G Financial economicspor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Contabilidadepor
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