Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27692
Autoria: Albuquerque, Maria do Carmo Santos Lima de
Orientação: Simaens, Ana Margarida Madureira
Ferreira, Aristides Isidoro
Data: 20-Dez-2022
Título próprio: Estudo de caso pedagógico: Comunicação interna no Semear
Referência bibliográfica: Albuquerque, M. do C. S. L. de (2022). Estudo de caso pedagógico: Comunicação interna no Semear [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27692
Palavras-chave: Gestão de recursos humanos e comportamento organizacional
Direções de comunicação interna
IPSS Instituições particulares de solidariedade social
Liderança Inclusiva
TIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technology
Human resources and organizational behaviour
Internal communication directions
Inclusive leadership
Resumo: O Semear é um projeto do Banco de Informação de Pais para Pais (BIPP), iniciado em 2014, que forma e emprega pessoas com Dificuldades do Desenvolvimento. À medida que o projeto foi crescendo deparou-se com alguns percalços, um deles a comunicação interna, um tema multidisciplinar que se integra em várias disciplinas de Gestão de Recursos Humanos e que tem vindo a ganhar importância desde a mudança de paradigma de 2020, sendo que, hoje se acredita que a comunicação interna deve ser multilateral e que se devem abrir canais para facilitar a mesma. Este estudo de caso pedagógico visa, através da análise de informações fornecidas pela organização, de comparação com outros casos do género, de uma revisão de literatura diversificada e a aplicação de um modelo teórico o exercício do espírito crítico, o desenvolvimento da capacidade de análise analítica a prática da sensibilização para a gestão de recursos em IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), com o propósito de aumentar a felicidade dos trabalhadores, o seu trabalho em equipa e o seu desempenho. Enquadra-se ainda nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pois promove a inclusão e a IPSS encontra-se relacionada com a sustentabilidade social, financeira e ambiental. Este Estudo de Caso Pedagógico torna-se relevante pois não só procura através da prática fomentar a aprendizagem em aula sobre os temas referidos como é interessante de um ponto de vista pedagógico pois aborda os temas de Comunicação Interna, Consultoria Estratégica, Liderança Inclusiva e toma uma abordagem de aprendizagem ativa e conhecimento empírico.
Semear is a project developed by Banco de Informação de Pais para Pais (BIPP), started in 2014, who trains and employs people with development difficulties. As the project grew a few constrains grew evident, such as: internal communication, a multidisciplinary theme that transverses multiple Human Resources areas and has been trending since the global paradigm shift in 2020, being that, nowadays is believed that multilateral internal communication and open channels are the way to move forward, especially when inclusive leadership is respected. This pedagogic case study seeks to challenge its readers to exercise critical thinking, develop analytical analysis skills and practice their sensitivity towards resources management in IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) through analysis, comprehension, comparison, reflection, and data gathering upon given information, and model application in hopes that it results in increased happiness, teamwork, and performance. This Pedagogical Case Study includes itself in the 2030 Agenda because not only promotes inclusion, but the IPSS is directly correlated in financial, environmental, and social sustainability. This Pedagogical Study Case is relevant because not only seeks to teach by practical experimentation, but it is also pedagogically interesting due to the themes is encompasses such as Internal Communication, Strategic Consultancy, and Inclusive Leadership. It also takes an active learning approach and develops the use of empirical knowledge. Its findings also have an active side because they may be implemented in Semear.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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