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dc.contributor.advisorDuarte, Alzira da Conceição Silva-
dc.contributor.authorFrancisco, Inara Louize-
dc.date.accessioned2023-01-30T14:03:43Z-
dc.date.issued2023-01-09-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationFrancisco, I. L. (2022). O impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27604por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27604-
dc.description.abstractA Responsabilidade Social das Organizações (RSO) tornou-se gradualmente uma das práticas comuns de negócio. Tais práticas incluem preocupações de carácter social e ambiental nas suas atividades e estratégias, de forma a criar um conjunto de valores que envolvam todos os stakeholders. Um dos principais e mais importantes stakeholders é o trabalhador, uma vez que permite a concretização dos objetivos organizacionais. As práticas de RSO têm uma influência significativa nas atitudes do trabalhador. Assim, é de grande valia para as organizações perceber de que forma este se relaciona com a responsabilidade social, e como a experiência com a RSO pode resultar em comportamentos mais positivos do trabalhador face à organização. Neste sentido, para a presente dissertação foi recolhida uma amostra de 130 trabalhadores de diversas organizações, a partir de um questionário online, tendo como objetivos explorar a relação entre as diferentes dimensões de RSO e as perceções dos trabalhadores, bem como averiguar se esta relação contribui para a melhoria da motivação, satisfação, commitment e perceção de justiça distributiva. Os resultados obtidos revelam uma relação positiva e significativa entre as perceções RSO, ao longo das suas dimensões (interna e externa), e a motivação intrínseca, satisfação no trabalho, commitment afetivo e perceção de justiça distributiva. Para além disso, existe uma relação positiva entre a perceção de justiça distributiva e as perceções de RSO interna e externa, como também com os outcomes atitudinais e comportamentais dos trabalhadores, atuando como variável mediadora da relação entre a RSO interna e a motivação, satisfação e commitment.por
dc.description.abstractCorporate Social Responsibility (CSR) has gradually became one of the common practices in business. Such practices include concerns of social and environmental character in its activities and strategies, to create a cluster of values that evolve all stakeholders. One of the main and most important stakeholders is the employee, since this one allows the concretization of corporate goals. CSR practices have a significant influence on the employee’s attitudes, so it is a great perk to organizations to realize in which form this relates to corporate social responsibility, and how the experience with CSR can result in more positive employee behaviors towards the organization. In this sense, in the present dissertation a sample of 130 employees of diverse organizations was collected, through an online questionnaire, having as goals to explore the relation between the different dimensions of CSR and employees’ perceptions, as well as ascertain if this relation contributes to the improvement of motivation, satisfaction, commitment and distributive justice perception. The results obtained reveal a positive and significant relation between social responsibility perceptions, throughout its dimensions (internal and external), and intrinsic motivation, work satisfaction, affective commitment, and distributive justice perception. Furthermore, a positive relation exists between the distributive justice perception and the internal and external social responsibility perceptions, as well as employee’s attitudinal outcomes and behaviors, acting as a mediator variable of the relation between internal CSR and motivation, satisfaction, and commitment.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectResponsabilidade social das organizaçõespor
dc.subjectDimensões interna e externa da RSOpor
dc.subjectMotivação intrínsecapor
dc.subjectSatisfação no trabalho -- Job satisfactionpor
dc.subjectCommitment afetivopor
dc.subjectJustiça distributivapor
dc.subjectCorporate social responsibilitypor
dc.subjectInternal and external dimensions of CSRpor
dc.subjectIntrinsic motivationpor
dc.subjectAffective commitmentpor
dc.subjectDistributive justicepor
dc.titleO impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacionalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203180003por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2024-01-09-
dc.subject.jelM14por
dc.subject.jelY40por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categoriespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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