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dc.contributor.advisorAlmeida, Teresa de Jesus Seabra de-
dc.contributor.authorRamos, Suziliana Oliveira-
dc.date.accessioned2023-01-30T12:07:30Z-
dc.date.issued2023-01-20-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationRamos, S. O. (2022). Perfil e competências do professor na prevenção da indisciplina, do ponto de vista do aluno descendente cabo-verdiano em Portugal. Estudo de caso: comunidade cabo-verdiana em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27592por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27592-
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu compreender o fenómeno da indisciplina escolar, em sala de aula, sob a perspetiva do aluno. Teve como objetivo central explorar qual o perfil e as competências do professor, que ideais na prevenção da indisciplina, do ponto de vista do aluno descendente cabo-verdiano em Portugal. Participaram neste estudo 8 crianças descendentes de imigrantes cabo-verdianos, com idades compreendidas entre os 10 a 14 anos. Para a obtenção das respostas foram aplicadas entrevistas estruturadas a alunos que frequentavam um centro de estudos da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Para a análise dos dados, foi efetuada a análise do conteúdo. Os resultados mostraram que, a maioria dos alunos não consideraram que a forma como o professor atuou face à indisciplina tenha sido a melhor. Quando questionados pelos motivos, estes referiram que o professor deveria falar com os pais, de modo a perceber se o aluno estava com algum problema; deveria enviar o aluno para a Direção em vez de “o colocar na rua”; deveria falar com o aluno e tentar entender as razões do seu comportamento; e que não deveria gritar com o mesmo. No que diz respeito à opinião acerca da melhor forma do professor evitar a indisciplina, referiram sobretudo a de “falar com os pais”. Por fim, os resultados mostraram, igualmente, que os alunos se consideram no geral, bem-comportados, sabem definir o que entendem por indisciplina, e identificam facilmente os comportamentos indisciplinados.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand the phenomenon of school indiscipline in the classroom from the student's perspective. Its main objective was to explore the teacher's profile and competences in the prevention of indiscipline from the point of view of the students of Cape Verde descent in Portugal. Eight children of Cape Verdean descent aged between 10 and 14 years old participated in this study. The research method used was the case study, which is part of the qualitative empirical methodology. Data was collected in a study center in the Lisbon Metropolitan Area (AML) using a structured interview. For data analysis, content analysis was performed. The results showed that most students did not consider that the way the teacher acted towards indiscipline was the best. When questioned about the reasons, they mentioned that the teacher should talk to the parents to understand if the student had a problem; should send the student to the Directorate instead of "throwing him out"; should talk to the student and try to understand the reasons for his behaviour; and should not shout. Regarding the opinion about the best way for the teacher to prevent indiscipline, a large part of the students mentioned "talking to the parents". Finally, the results also showed that students consider themselves, in general, well-behaved, know how to define the concept of indiscipline well and correctly identify unruly behaviour.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectIndisciplina na sala de aulapor
dc.subjectComportamentos indisciplinadospor
dc.subjectPerceção dos alunospor
dc.subjectAlunos imigrantespor
dc.subjectOrigem cabo-verdianapor
dc.subjectClassroom indisciplinepor
dc.subjectUnruly behaviourspor
dc.subjectPreventionpor
dc.subjectInterventionpor
dc.subjectStudents' perceptionpor
dc.subjectImmigrant studentspor
dc.titlePerfil e competências do professor na prevenção da indisciplina, do ponto de vista do aluno descendente cabo-verdiano em Portugal. Estudo de caso: comunidade cabo-verdiana em Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203187679por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedadepor
dc.date.embargo2026-01-21-
iscte.subject.odsEducação de qualidade-
iscte.subject.odsSaúde de qualidade-
iscte.subject.odsErradicar a pobreza-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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