Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27555
Autoria: Silva, Sofia de Sousa e
Orientação: Sebastião, João
Data: 17-Jan-2023
Título próprio: O desenvolvimento comunitário no quadro do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)
Referência bibliográfica: Silva, S. de S. e. (2022). O desenvolvimento comunitário no quadro do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27555
Palavras-chave: Programa TEIP
Desenvolvimento comunitário
Parcerias
Implementação de políticas
Territorialização das Políticas Educativas
TEIP programme
Community development
Partnerships
Policy implementation
Territorialization of Education Policies
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo primordial aferir o contributo do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) para o desenvolvimento comunitário dos territórios em que se inscreve. De forma a cumprir o objetivo supramencionado, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, tendo-se selecionado um agrupamento de escolas integrado no programa TEIP. Procurou-se averiguar, designadamente, a natureza da relação estabelecida entre este último e a comunidade local em que se insere, no quadro do programa TEIP. Paralelamente, procurouse compreender o tipo de estratégias dinamizadas pelo agrupamento e respetivos parceiros, com o intuito de promover o desenvolvimento comunitário e, finalmente, aferiu-se a eficácia das estratégias adotadas. A investigação empreendida, por recurso aos métodos da análise documental e à realização de entrevistas semi-diretivas a um conjunto de entidades parceiras do agrupamento, bem como a um elemento da direção deste último, permitiu concluir que o programa TEIP desempenhou uma influência diminuta ou mesmo inexistente na promoção do desenvolvimento comunitário do território em que o agrupamento estudado se insere.
The main objective of this dissertation is to assess the contribution of the Educational Territories of Priority Intervention (TEIP) programme to the community development of the territories in which it is included. In order to meet the above-mentioned objective, a qualitative research methodology was used, in the form of a case study, having selected a school cluster integrated in the TEIP programme. In particular, it was sought to investigate the nature of the relationship established between the latter and the local community in which it belongs, in the framework of the TEIP programme. At the same time, it was sought to understand the type of strategies developed by the grouping and its partners with the aim of promoting community development and, finally, it was assessed the effectiveness of the strategies adopted. The research undertaken, using the methods of document analysis and semi-directive interviews to a set of partner entities of the school cluster, as well as a member of its management, led to the conclusion that the TEIP programme had little or no influence in promoting community development in the territory where the studied grouping is located.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Políticas Públicas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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