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http://hdl.handle.net/10071/27555
Autoria: | Silva, Sofia de Sousa e |
Orientação: | Sebastião, João |
Data: | 17-Jan-2023 |
Título próprio: | O desenvolvimento comunitário no quadro do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) |
Referência bibliográfica: | Silva, S. de S. e. (2022). O desenvolvimento comunitário no quadro do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27555 |
Palavras-chave: | Programa TEIP Desenvolvimento comunitário Parcerias Implementação de políticas Territorialização das Políticas Educativas TEIP programme Community development Partnerships Policy implementation Territorialization of Education Policies |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo primordial aferir o contributo do programa Territórios
Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) para o desenvolvimento comunitário dos territórios em que
se inscreve.
De forma a cumprir o objetivo supramencionado, recorreu-se a uma metodologia de investigação
qualitativa, na forma de estudo de caso, tendo-se selecionado um agrupamento de escolas integrado no
programa TEIP. Procurou-se averiguar, designadamente, a natureza da relação estabelecida entre este
último e a comunidade local em que se insere, no quadro do programa TEIP. Paralelamente, procurouse
compreender o tipo de estratégias dinamizadas pelo agrupamento e respetivos parceiros, com o intuito
de promover o desenvolvimento comunitário e, finalmente, aferiu-se a eficácia das estratégias adotadas.
A investigação empreendida, por recurso aos métodos da análise documental e à realização de
entrevistas semi-diretivas a um conjunto de entidades parceiras do agrupamento, bem como a um
elemento da direção deste último, permitiu concluir que o programa TEIP desempenhou uma influência
diminuta ou mesmo inexistente na promoção do desenvolvimento comunitário do território em que o
agrupamento estudado se insere. The main objective of this dissertation is to assess the contribution of the Educational Territories of Priority Intervention (TEIP) programme to the community development of the territories in which it is included. In order to meet the above-mentioned objective, a qualitative research methodology was used, in the form of a case study, having selected a school cluster integrated in the TEIP programme. In particular, it was sought to investigate the nature of the relationship established between the latter and the local community in which it belongs, in the framework of the TEIP programme. At the same time, it was sought to understand the type of strategies developed by the grouping and its partners with the aim of promoting community development and, finally, it was assessed the effectiveness of the strategies adopted. The research undertaken, using the methods of document analysis and semi-directive interviews to a set of partner entities of the school cluster, as well as a member of its management, led to the conclusion that the TEIP programme had little or no influence in promoting community development in the territory where the studied grouping is located. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Mestrado em Políticas Públicas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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