Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27506
Autoria: Martins, Hugo José Loureiro
Orientação: Brochado, Ana
Data: 14-Dez-2022
Título próprio: Michelin starred restaurants as drivers of gastronomic tourism and the main experience dimensions: The Portuguese case
Referência bibliográfica: Martins, H. J. L. (2022). Michelin starred restaurants as drivers of gastronomic tourism and the main experience dimensions: The Portuguese case [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27506
Palavras-chave: Gastronomic tourism
Michelin starred restaurants
Customer experience
Upscale restaurants
Web reviews
Turismo gastronómico
Restaurantes com estrela Michelin
Experiência do cliente
Restaurantes de luxo
Comentários online
Resumo: With the rise in popularity over the last years, the restaurant industry has become one of the most important sectors of tourism. Furthermore, the number of gastronomic destinations is increasing, with the Michelin starred restaurants being crucial for that. Therefore, this dissertation investigates the role played by Michelin starred restaurants as drivers of gastronomic tourism and identifies the main experience dimensions that might be contributing to this phenomenon. We applied a mixed content analysis method to further explore this phenomenon, considering the case of Portugal. The research used 564 customers reviews shared on TripAdvisor website, which referred to dining experiences at Portuguese Michelin starred restaurants. The main experience dimensions results include eleven themes: food service, restaurant, wine, experience, menu, chef, view, trip, dinner, culinary and red. The results show that the most relevant dimensions for customers when evaluating their experience are related to the quality and taste of the food. The results also confirm that Michelin starred restaurants are drivers of the development of gastronomic tourism in Portugal. These findings contribute to the literature of gastronomic tourism by enhancing the knowledge of the dimensions present in a Michelin starred restaurant experience and the role of these restaurants as drivers of gastronomic tourism. Regarding the managerial implications, these findings give valuable insights about the Michelin starred restaurant sector for both restaurant managers and governments.
Com o aumento da sua popularidade ao longo dos últimos anos, a restauração passou a ser um dos mais importantes setores do turismo. Além disso, o número de destinos gastronómicos tem vindo a aumentar, sendo os restaurantes com estrela Michelin um fator muito importante para tal. Tendo isto em conta, esta dissertação investiga o papel desempenhado pelos restaurantes com estrela Michelin como impulsionadores do turismo gastronómico e identifica as principais dimensões da experiência que poderão contribuir para este fenómeno. Foi usado um método de analise de conteúdo misto para explorar este fenómeno, considerando o caso de Portugal. Para esta pesquisa foram usados 564 comentários publicados no TripAdvisor, relativos a experiências em restaurantes com estrela Michelin Portugueses. Os resultados relativos às principais dimensões da experiência revelaram onze temas principais: serviço de alimentação, restaurante, vinho, experiência, menu, chefe de cozinha, vista, viagem, jantar, culinária e vermelho. Os resultados mostram que as dimensões mais relevantes para os clientes quando avaliam as suas experiências estão relacionadas com a qualidade e sabor da comida. Os resultados também mostram que os estes restaurantes são impulsionadores do desenvolvimento do turismo gastronómico em Portugal. Estas conclusões contribuem para a literatura sobre turismo gastronómico ao aumentarem o conhecimento sobre as dimensões presentes numa experiência num restaurante com estrela Michelin e o contributo destes restaurantes para o desenvolvimento do turismo gastronómico. Em relação aos contributos para a gestão, estes resultados fornecem informações importantes sobre o sector dos restaurantes com estrela Michelin, tanto para os gestores dos restaurantes como para os governos.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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