Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27503
Autoria: Machado, Maria Inês Toscano Rico Guedes
Orientação: Grilo, Teresa Sofia Sardinha Cardoso de Gomes
Data: 22-Dez-2022
Título próprio: Process improvement in a food production company
Referência bibliográfica: Machado, M. I. T. R. G. (2022). Process improvement in a food production company [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27503
Palavras-chave: Business process improvement
Lean philosophy
Produção alimentar -- Food production
Action research
Lean tools
Melhoria dos processos de negócio
Filosofia lean
Ferramentas lean
Resumo: In modern society, companies are increasingly facing the challenge of dealing with a variety of problems affecting the business results. The same applies to Company B, which aims to create the ideal conditions to achieve the planned goals by maximising the best possible use of its resources. This company, operating in the food manufacturing sector, makes use of a variety of means to minimise inefficiencies and ineffectiveness in its business. One of the main purposes of the company is to reduce the different types of waste generated throughout its production processes, namely the round cake manufacturing, achievable with the adoption of specific methods and practices. Through an action research project, developed in active and close collaboration with the organisation, this thesis applies a variety of lean tools to obtain improvements in the process performance. With the identification of production process deficiencies, and the detailed analysis of the underlying causes, it was possible to establish proposals for viable solutions that would act directly on the source of these problems. The main solutions found involved updating and organising the equipment’s technical documents (5S), re-labelling the equipment’s options (Visual Management), installing a communication device on the production line, and creating specific work instructions (Standard Work). The application of these concrete measures has reduced the impact caused by the problems in productivity and operational performance, leading to a decrease in wasteful defective product, and gains by reducing the time spent on particular process tasks.
Na sociedade moderna, as empresas enfrentam cada vez mais o desafio de lidar com diversos problemas que afetam os resultados de negócio. O mesmo se aplica à Empresa B, que procura criar condições ideais para alcançar os objetivos planeados através da maximização da melhor utilização possível dos recursos. Esta empresa, do setor da indústria alimentar, recorre a diversos meios para minimizar as ineficiências e ineficácias do seu negócio. Um dos principais objetivos da empresa consiste na redução dos diferentes tipos de desperdícios gerados ao longo dos processos de produção, nomeadamente na produção de bolos redondos, alcançável com a adoção de métodos e práticas específicas. Através de um projeto de investigação de ação, desenvolvido em colaboração ativa e próxima com a organização, esta tese aplica uma variedade de ferramentas lean para obter melhorias no desempenho do processo. Com a identificação das deficiências no processo de produção, e a análise detalhada das causas subjacentes, foi possível estabelecer propostas de soluções viáveis que atuassem diretamente na origem destes problemas. As principais soluções encontradas envolviam a atualização e organização dos documentos técnicos dos equipamentos (5S), a nova etiquetagem das opções dos equipamentos (Gestão Visual), a instalação de um dispositivo de comunicação na linha de produção, e a criação de instruções de trabalho específicas (Trabalho Padrão). A aplicação destas medidas concretas reduziu o impacto causado pelos problemas na produtividade e desempenho operacional, resultando numa diminuição do desperdício de produto defeituoso, e em ganhos através da redução do tempo gasto em determinadas tarefas do processo.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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