Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27454
Autoria: Rente, Filipa Gonçalves
Orientação: Costa, Patrícia
Data: 3-Nov-2022
Título próprio: O impacto do regime de teletrabalho na experiência da parentalidade
Referência bibliográfica: Rente, F. G. (2022). O impacto do regime de teletrabalho na experiência da parentalidade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27454
Palavras-chave: Teletrabalho -- Teleworking
Parentalidade -- Parenthood
Competência parental
Coparentalidade
Stress parental
Parenting competence
Co-parenting
Parental stress
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo compreender o papel do stress parental como mediador da relação entre o teletrabalho e a incompetência parental e explorar o papel da coparentalidade como moderadora na relação entre teletrabalho e stress parental. Foram recolhidos dados de 217 pessoas, através de um questionário online. Este foi, por sua vez, publicado nas redes sociais (Facebook e Instagram). Com base nos estudos realizados até ao momento foram testadas três hipóteses. Primeira hipótese: O teletrabalho aumenta a incompetência parental. Segunda hipótese: O teletrabalho aumenta o stress parental e, consequentemente, aumenta o sentimento de incompetência parental. Terceira hipótese: A coparentalidade modera negativamente a relação indireta entre o teletrabalho e a incompetência parental através do stress parental, de tal forma que a relação entre teletrabalho e stress parental é mais fraca quanto mais forte for a coparentalidade. Os resultados indicaram que a percentagem de tempo em teletrabalho não está significativamente correlacionada com nenhuma variável do modelo. No que diz respeito à variável sexo, esta encontra-se negativa e significativamente correlacionada com a incompetência parental. Verificou-se ainda que a coparentalidade está negativa e significativamente correlacionada com a incompetência parental. Este trabalho visa proporcionar o início do estudo sobre o impacto do teletrabalho na experiência da parentalidade. Por último, são também apresentadas as limitações e sugestões para pesquisas futuras.
This dissertation aims to understand the role of parental stress as a mediator of the relationship between telecommuting and parental incompetence, as well as the role of coparenting as a moderator in the relationship between telecommuting and parental stress. Data was collected from 217 individuals via an online survey, which was published on social media (Facebook and Instagram). Based on previous studies conducted within the same area or research, three hypotheses were tested. First hypothesis: Teleworking increases parenting incompetence. Second hypothesis: Teleworking increases Parental Stress and consequently decreases the feeling of Parental Competence. Third hypothesis: Coparenting negatively moderates the indirect relationship between telework and parenting incompetence through parenting stress, such that the relationship between telework and parenting stress is weaker the stronger coparenting is. The results indicated that the percentage of time teleworking is not significantly correlated with any variable in the model. As far as the gender variable is concerned, it is negative and significantly correlated with parenting incompetence. It was also found that co-parenting is negatively and significantly correlated with parenting competence. This paper aims to begin the study of telecommuting’s impact on the experience of parenting. At last, limitations and suggestions for future research are also presented.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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