Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27444
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJalali, Marjan Sara Fonseca-
dc.contributor.authorTeixeira, Carlos Daniel Pinheiro-
dc.date.accessioned2023-01-25T12:28:52Z-
dc.date.available2023-01-25T12:28:52Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationTeixeira, C. D. P. (2022). Responsabilidade social das empresas e o seu alinhamento estratégico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27444por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27444-
dc.description.abstractNão obstante um amplo reconhecimento da importância de um alinhamento entre a responsabilidade social e a estratégia das empresas, existe investigação limitada sobre a forma como as empresas entendem e implementam esse alinhamento. Assim, esta dissertação tinha como objetivo compreender a evolução de uma responsabilidade social estratégica em Portugal, como é percebido e implementado o alinhamento entre a responsabilidade social e a estratégia, e vantagens e desafios resultantes desse alinhamento. Neste sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos responsáveis de responsabilidade social de onze grandes empresas a atuar em Portugal, sendo os dados recolhidos analisados através do software MAXQDA. Os resultados indicam uma congruência entre a literatura e a prática empresarial, no que toca à procura explícita e consistente por parte das empresas, de um alinhamento cada vez maior entre a responsabilidade social e a sua estratégia. Este alinhamento tem vindo a consolidar-se, permitindo às empresas uma abordagem única ao mesmo, com base na sua estratégia. Foram apontadas como vantagens deste alinhamento o facto de permitir uma atuação em responsabilidade social holística, coerente e consequente, eficiente e eficaz, e a criação de sinergias com outras empresas e stakeholders. Ao nível de desafios, a continuidade da coerência da atuação das empresas em responsabilidade social, a sua voluntariedade, e a governação podem ser inibidores desse alinhamento. Esta dissertação adiciona a perspetiva da prática empresarial à consolidação do conceito de alinhamento entre a responsabilidade social e a estratégia das empresas e, fornece contribuições em relação à configuração da atuação das empresas em responsabilidade social.por
dc.description.abstractDespite a wide recognition of the importance of an alignment between social responsibility and corporate strategy, there is limited research on how companies understand and implement this alignment. Thus, this dissertation aimed to understand the evolution of strategic social responsibility in Portugal, how the alignment between social responsibility and strategy is perceived and implemented, and the advantages and challenges resulting from this alignment. Semi-structured interviews were conducted with the heads of social responsibility of eleven large companies operating in Portugal, and the data collected was analysed using the MAXQDA software. The results indicate a congruence between the literature and business practice in terms of an explicit and consistent pursuit by companies of a continuous alignment between social responsibility and their strategy. This alignment is becoming more consolidated, allowing companies to have a unique approach, based on their strategy. The advantages of this alignment noted were that it allows holistic, coherent and consistent, efficient and effective action in social responsibility and the creation of synergies with other companies and stakeholders. In terms of challenges, the continuity of the coherence of companies' actions in social responsibility, their voluntariness, and governance may constrain this alignment. This dissertation adds the perspective of business practice to the consolidation of the concept of alignment between social responsibility and corporate strategy and makes contributions to the configuration of companies' practice in social responsibility.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectResponsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibilitypor
dc.subjectAlinhamento estratégicopor
dc.subjectEstratégia empresarialpor
dc.subjectStrategic alignmentpor
dc.subjectBusiness strategypor
dc.titleResponsabilidade social das empresas e o seu alinhamento estratégicopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203174798por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelM14por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_carlos_pinheiro_teixeira.pdf526,11 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.