Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27443
Autoria: Oliva, Tiago Lopes
Orientação: Seabra, Teresa
Data: 14-Dez-2022
Título próprio: A influência da prática desportiva no desempenho escolar: Alunos do 1.º ciclo do ensino básico numa escola privada
Referência bibliográfica: Oliva, T. L. (2022). A influência da prática desportiva no desempenho escolar: Alunos do 1.º ciclo do ensino básico numa escola privada [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27443
Palavras-chave: Atividade física
Prática desportiva -- Sports practice
Desempenho escolar
1.º ciclo
Physical activity
School performance
1st cycle
Resumo: A presente investigação pretende inferir uma possível relação entre a prática desportiva e o desempenho escolar dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. São diversos os estudos que investigam a relação entre a prática desportiva e o desempenho escolar, chegando a conclusões distintas consoante o país, o grau de ensino e o tamanho da amostra. Na maioria das vezes, os estudos apresentam uma relação positiva, mesmo que ténue, entre as duas variáveis em estudo. Nesse sentido, para este estudo foi aplicado um questionário a 194 alunos e alunas do 3.º e 4.º ano de um colégio privado da zona da Grande Lisboa. Os resultados mostraram que os alunos que praticam atividade desportiva têm melhor desempenho a Matemática e a Português quando comparados com os alunos que não praticam qualquer modalidade desportiva. No que concerne à prática de uma modalidade não desportiva, os resultados demonstraram que os alunos que frequentam aulas de Música têm um melhor desempenho na disciplina de Português. Quanto à diferença entre sexos, os alunos do sexo masculino obtiveram um melhor desempenho a Matemática quando comparados com os alunos do sexo feminino. As crianças que ocupam os seus tempos livres com atividade física têm uma correlação positiva fraca com um melhor desempenho escolar.
The present investigation intends to infer a possible relationship between the practice of sports and the school performance of students in the 1st Cycle of Basic Education. There are several studies that investigate the relationship between sports practice and school performance, reaching different conclusions depending on the country, level of education and sample size. Most of the time, studies show a positive relationship, even if tenuous, between the two variables under study. For this study, a questionnaire was applied to 194 students from the 3rd and 4th year of a private school in the Greater Lisbon area. The results showed that students who practice sports have better performance in Mathematics and Portuguese when compared to students who do not practice any sports. Regarding the practice of a non-sports modality, the results showed that students who attend music classes have a better performance in the Portuguese subject. Regarding the difference between genders, male students performed better in Mathematics when compared to female students. Children who spend their free time with physical activity have a weak positive correlation with better school performance.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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