Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27434
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTrindade, Graça-
dc.contributor.advisorSantos, Maria Conceição-
dc.contributor.authorVieira, Pedro Fernandes de Sales-
dc.date.accessioned2023-01-25T09:51:16Z-
dc.date.available2023-01-25T09:51:16Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationVieira, P. F. de S. (2022). A multidimensional explanation of time spent listening to audiobooks [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27434por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27434-
dc.description.abstractThis exploratory study focuses on investigating the factors that may be predictors for average weekly audiobook listening time. From a holistic perspective, the conceptual model suggests relationships between several types of factors, namely factors relating to the nature of the audiobook (popularity and novelty), the audiobook distributors (ease of use of audiobook platforms), and factors intrinsic to the individual, such as their audiobook genre preference and their reading habits as well as their intention to continue listening to audiobooks. Although subscription on audiobook platforms is growing, research into audiobook consumption and purchase patterns is scarce. A questionnaire with 110 responses from individuals who listen to audiobooks on a regular basis. The conceptual model was estimated using SmartPLS software. Multicollinearity problems were identified among some of the predictors leading to the estimation of simplified models from the conceptual model, in which some of them were omitted, and it was confirmed that the intention to continue listening to audiobooks and the ease of use of the platform influences audiobook listening time. Future research should diversify the respondents' profile demographically and geographically and consider the influence of factors inherent to the subscription on audiobooks selling platforms, such as their frequency, for example. Research into the consumption patterns of this product are still scarce, although the audiobook is a result of the evolution of the digitalization of the functionalities of devices such as smartphones, which respond to the desires of a multitasking lifestyle.por
dc.description.abstractEste estudo exploratório foca-se na investigação dos fatores que possam ser preditores para o tempo médio semanal da audição de audiobooks. Numa perspectiva holística, o modelo conceptual sugere relações entre vários tipos de factores, nomeadamente fatores relativos à natureza do audiobook (popularidade e novidade), aos distribuidores dos audiobooks (facilidade de uso das plataformas de audiobooks) e fatores intrínsecos ao indivíduo, como a sua preferência de gênero de audiobook e os seus hábitos de leitura bem como a sua intenção de continuar a ouvir audiobooks. Apesar de ser crescente a subscrição nas plataformas de audiobooks, é escassa a investigação aos padrões de consumo e de compra de audiobooks. Um questionário com 110 respostas de indivíduos que ouvem audiobooks com regularidade. A estimação do modelo conceptual foi feita com recurso ao software SmartPLS. Foram identificados problemas de multicolinearidade entre alguns dos preditores que conduziram à estimação de modelos simplificados a partir do modelo conceptual, em que foram omitidos alguns deles e confirmou-se que a intenção de continuar a ouvir audiobooks e a facilidade do uso da plataforma influencia o tempo de escuta de audiobooks. Investigações futuras devem diversificar o perfil dos respondentes demograficamente e geograficamente e considerar a influência de factores inerentes à subscrição nas plataformas de venda dos audiobooks, como a sua frequência, por exemplo. A pesquisa nos padrões de consumo deste produto são ainda escassos, embora o audiobook resulte da evolução da digitalização das funcionalidades de aparelhos como smartphones, que respondem aos desejos de um estilo de vida multitasking.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAudiobookspor
dc.subjectEase of use of online platformpor
dc.subjectListening timepor
dc.subjectContinuous use intentionpor
dc.subjectPopularidade -- Popularitypor
dc.subjectFacilidade de uso da plataforma de venda onlinepor
dc.subjectTempo de escutapor
dc.subjectIntenção de continuação de usopor
dc.titleA multidimensional explanation of time spent listening to audiobookspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203162501por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.subject.jelO14por
dc.subject.jelL86por
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pedro_sales_vieira.pdf940,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.