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http://hdl.handle.net/10071/27423
Autoria: | Hardeel, Astrid E. S. |
Orientação: | Rodrigues, David L. |
Data: | 13-Dez-2022 |
Título próprio: | "Let´s Talk About Condoms": The association between culture and condom negotiation strategies |
Referência bibliográfica: | Hardeel, A. E. S. (2022). "Let´s Talk About Condoms": The association between culture and condom negotiation strategies [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27423 |
Palavras-chave: | Condom negotiation High context/low context communication Self-construal Crosscultural psychology Negociação de preservativos Alto/baixo contexto de comunicação Autoimagem Psicologia transcultural |
Resumo: | Former research suggests that individuals from low context communication cultures are more likely to
use direct condom negotiation strategies (e.g., direct request), whereas individuals from high context
communication cultures are more likely to use indirect condom negotiation strategies (e.g., seduction).
We examined the association between context communication culture and the use of different
condom negotiation strategies in two distinct cultural contexts – Germany and India. Moreover, we
investigated if this association is explained by self-construal (i.e., how individuals define themselves in
relation to others), considering that self-construal has been related to the use of specific
communication and negotiation styles. To test these hypotheses, we conducted a cross-sectional study
with 230 participants (Mage = 25.81, SD = 5.51). We developed and validated the Expanded Condom
Negotiation Scale (ECNS), a scale to assess different condom negotiation strategies in terms of
orientation (condom avoidant vs. condom promoting) and directness (direct vs. indirect). Results
showed that participants from India reported using more indirect, whereas participants from Germany
reported using more direct condom negotiation strategies. Higher (vs. lower) context communication
was associated with more use of direct and indirect condom avoidant as well as more use of indirect
condom promoting strategies and less use of direct condom promoting strategies. The association
between higher (vs. lower) context communication with more use of indirect condom promoting
strategies was explained by an interdependent self-construal. In conclusion, this study illustrates the
importance of examining cultural variables on an individual level to understand why individuals use
distinct condom negotiation strategies. Investigação anterior sugere que pessoas de culturas com baixo contexto de comunicação são mais propensas ao uso estratégias de negociação direta do preservativo (por exemplo, pedir diretamente), enquanto pessoas de culturas com alto contexto de comunicação são mais propensas ao uso estratégias de negociação indireta do preservativo (por exemplo, usar a sedução). Analisámos a associação entre a cultura de comunicação e a utilização de diferentes estratégias de negociação de preservativos em dois contextos culturais distintos - Alemanha e Índia. Analisámos também se esta associação é explicada pela autoimagem (ou seja, como os indivíduos se definem a si próprios em relação aos outros), considerando que a autoimagem tem estado relacionada com o uso de estilos específicos de comunicação e negociação. Para testar estas hipóteses, conduzimos um estudo correlacional com 230 participantes (Midade = 25.81, SD = 5.51). Desenvolvemos a Expanded Condom Negotiation Scale (ECNS), uma escala que diferencia as estratégias de negociação do preservativo em termos de orientação (evitar vs. promover preservativo) e de direção (direto vs. indireto). Os resultados mostraram que participantes da Índia utilizam mais estratégias indiretas, enquanto participantes da Alemanha utilizam mais estratégias de negociação direta do preservativo. Um alto contexto de comunicação associou-se a maior utilização de estratégias diretas e indiretas para evitar preservativos, bem como a maior utilização de estratégias indiretas de promoção do preservativo e uma menor utilização de estratégias diretas de promoção do preservativo. Além disso, a associação entre alto contexto de comunicação e a maior utilização de estratégias indiretas de promoção do preservativo, foi explicada através de uma autoimagem interdependente. Em conclusão, este estudo ilustra a importância de examinar variáveis culturais a nível individual, para compreender a razão pelo qual as pessoas usam estratégias distintas na negociação de preservativos. |
Designação do Departamento: | Departamento de Psicologia Social e das Organizações |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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