Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27416
Autoria: Fernandes, Marta Marques
Orientação: Silva, Rita R.
Prada, Marília
Data: 28-Dez-2022
Título próprio: É verdade ou só uma repetição? Correção de informação repetida através da confiabilidade da face da fonte
Referência bibliográfica: Fernandes, M. M. (2022). É verdade ou só uma repetição? Correção de informação repetida através da confiabilidade da face da fonte [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27416
Palavras-chave: Confiabilidade da face da fonte
Repetição
Fluência de processamento
Familiaridade
Ilusão de verdade
Ilusão de falsidade
Font face trustworthiness
Repetition
Processing fluency
Familiarity
Illusion of truth
Illusion of falsehood
Resumo: Atualmente somos expostos a todo o tipo de informação, verdadeira e falsa. É cada vez mais importante percebermos os processos cognitivos por trás das informações aprendidas. Quando somos repetidamente expostos a uma informação, esta é percebida como mais verdadeira do que a informação nova (ilusão de verdade). Quando ouvimos algo contrário ao que foi dito anteriormente, consideramos essa afirmação mais falsa do que afirmações novas (ilusão de falsidade). Mas porquê? Devido a mecanismos como familiaridade e fluência. Também o contexto tem impacto nos julgamentos de verdade (e.g. a confiabilidade da face da fonte). Fontes com faces mais confiáveis (vs menos confiáveis) podem levar a uma maior atribuição de verdade diminuindo a ilusão de falsidade. O principal objetivo do estudo é perceber se a confiabilidade da fonte modera o impacto que a repetição e a contradição têm na atribuição de verdade através da apresentação de informações sobre alimentação e nutrição. Os participantes foram submetidos a um processo com duas fases (exposição e teste) e expostos a informações repetidas, contraditórias e novas e a faces que confiáveis ou não confiáveis. No momento de visualização da face e da afirmação pedimos ao participante que avaliasse a veracidade da frase. Houve um efeito significativo no tipo de afirmação e verificou-se a existência do efeito de ilusão falsidade, já o efeito de ilusão de verdade, ao contrário do esperado, não foi verificado. A confiabilidade da face da fonte também não teve um efeito significativo, nem nos julgamentos de verdade nem como moderador nos efeitos supramencionados.
We are currently exposed to information, whether true or false. It is therefore increasingly important to understand the cognitive processes behind learned information. When we are repeatedly exposed to information, that information is perceived as truer than new information (illusion of truth). When we hear something contrary to what was said earlier, we consider this to be more false than new statements (illusion of falsity). But why? Due to mechanisms such as familiarity and fluency. The context also impacts on truth judgments (e.g. the reliability of the face of the source). Sources with more trustworthy faces (vs untrustworthy faces) can lead to greater truth attribution by decreasing the illusion of falsehood. The main objective of the study is to understand whether the reliability of the source moderates the impact that repetition and contradiction have on the attribution of truth through the presentation of information about food and nutrition. As such, the participants underwent a two-phase (exposure and testing) process and were exposed to repeated, contradictory and new information and reliable or unreliable faces. When viewing the face and the statement, participants were asked to assess the veracity of the sentence. There was a significant effect on the type of statement, the existence of the false illusion effect was verified; However, contrary to expectations, the truth illusion effect was not verified. Moreover, the reliability of the face of the source did not have a significant effect on either the truth judgments or as a moderator on the aforementioned effects.
Designação do Departamento: Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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