Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27379
Autoria: Carvalho, António Feliciano Maliengue
Orientação: Casanova, José Luís
Data: 16-Dez-2021
Título próprio: Desigualdades sociais no acesso ao ensino primário no município de Benguela em Angola: Opiniões de diretores, encarregados de educação e analistas
Referência bibliográfica: Carvalho, A. F. M. (2021). Desigualdades sociais no acesso ao ensino primário no município de Benguela em Angola: Opiniões de diretores, encarregados de educação e analistas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27379
Palavras-chave: Desigualdade social -- Social inequality
Ensino primário
Benguela
Angola
Primary education
Resumo: O presente trabalho faz uma abordagem sobre as desigualdades sociais no acesso ao ensino primário no município de Benguela, em Angola, centrada no período de 2010 a 2020. A investigação é de natureza descritiva e qualitativa, analisando-se material documental diverso e auscultando-se opiniões com base numa amostra de vários directores, incluindo directores de escola, pais e encarregados de educação, analistas e fazedores de opinião que responderam as perguntas constantes no guião de entrevista. Entrevistámos 15 individualidades: o Director Municipal da Educação de Benguela, 6 Directores de Escolas, 4 fazedores de opinião e encarregados de Educação das escolas, e 4 pais encarregados de educação. Os resultados da pesquisa revelam que as desigualdades sociais no acesso a ensino primário, são justificadas com a dificuldade que as pessoas têm em matricular os seus filhos nas escolas primárias, principalmente em escolas públicas, porque o número crescente da densidade populacional aumentou consideravelmente, criando assim implicações ao nível do acesso ao ensino primário. Outrossim, a falta de políticas de ofertas de serviços educativos, bem como a criação de condições para absorver todas crianças em idade escolar, ao nível das unidades escolares, têm promovido desigualdade social ao nível do ensino primário. Para mitigar este fenómeno sobre as desigualdades sociais no acesso ao ensino primário, os directores de escola têm sensibilizado os pais para o registo de crianças a partir do nascimento, interceder junto do governo para a construção de mais salas de aulas, contar com a comparticipação da comunidade para a construção de mais salas de aulas, sensibilizar as comunidades para registarem os seus filhos e evitar as dificuldades no período de matrículas, construir mais salas de aulas e colaborar com a comunidade para a construção de mais salas de aulas, por via da comparticipação.
The present work approaches social inequalities in access to primary education in the municipality of Benguela, Angola, focusing on the period 2010-2020. The research is descriptive and qualitative, analyzing diverse and diverse documental material - culturing opinions based on a sample of various principals, including school principals, parents and guardians, analysts and opinion makers who answered the questions contained in the interview guide. We interviewed 15 individuals: the Municipal Director of Education of Benguela, 6 School Directors, 4 opinion makers and guardians of schools, and 4 parents in charge of education. The survey results reveal that social inequalities in access to primary education are justified by the difficulty people have in enrolling their children in primary schools, especially in public schools, because the growing number of population density has increased considerably. thus creating implications for access to primary education. Furthermore, the lack of policies to offer educational services, as well as the creation of conditions to absorb all schoolage children, at the level of school units, have promoted social inequality at the level of primary education. To mitigate this phenomenon on social inequalities in access to primary education, school directors have sensitized parents to the registration of children from birth, to intercede with the government for the construction of more classrooms, to count on the participation of the community to build more classrooms, sensitize communities to register their children and avoid difficulties in the enrollment period, build more classrooms, and collaborate with the community to build more classrooms, through the co-payment.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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