Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/27338
Autoria: | Filipe, Angélique da Silva |
Orientação: | Sebastião, João |
Data: | 5-Jan-2023 |
Título próprio: | Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de caso |
Referência bibliográfica: | Filipe, A. da S. (2022). Impacto do ciclo PDCA na gestão da qualidade de uma organização escolar: Estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27338 |
Palavras-chave: | Qualidade da escola Ciclo PDCA Satisfação da comunidade educativa School quality PDCA cycle Educational community satisfaction |
Resumo: | A avaliação da qualidade das escolas é um desígnio muito presente na sociedade atual. Numa
organização complexa como o é a escola, deve ser dado enfoque a toda a sua orgânica, ao que aí
acontece, às causas da sua transformação ou estagnação e às relações que aí existem, com vista à
prestação de um serviço educativo de qualidade, reconhecido por toda a comunidade educativa.
Assim sendo, este trabalho objetiva conhecer, a partir de um estudo de caso, o impacto de um
sistema de gestão da qualidade numa organização escolar de ensino particular, designadamente, da
implementação do Ciclo PDCA, e aprofundar o significado de qualidade na educação.
Apoiado no quadro teórico e nas evidências empíricas, desenvolveu-se um sistema de gestão da
qualidade próprio impulsionador de mudanças impactantes no desempenho organizacional e nos
resultados educativos, assim como no nível de satisfação da comunidade educativa. School's quality assessment is becoming increasingly important in today's society. In a complex organization, such as a school, focus should be given to its entire organic structure, to what happens there, to the causes of its transformations or stagnation and to all the relationships that exist. This should be carried out with a view to provide an educational quality service, recognized by all in the educational community. Therefore, this work aims at ascertaining, based on a case study, the impact of a quality management system in a private school organization, namely, the implementation of a PDCA Cycle, and deepen the meaning of quality in education. A unique quality management system, supported by the theoretical framework and empirical evidence, was developed. Such individual system was the driving force which led to impactful changes in both the organizational performance and educational results, as well as in the level of satisfaction within the educational community. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Mestrado em Administração Escolar |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_angelique_silva_filipe.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.