Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27330
Autoria: Branquinho, Pedro Miguel Lopes
Orientação: Campino, José
Data: 5-Jan-2023
Título próprio: Determinantes da intenção de compra online dos consumidores
Referência bibliográfica: Branquinho, P. M. L. (2022). Determinantes da intenção de compra online dos consumidores [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27330
Palavras-chave: Comércio eletrónico -- E-commerce
Intenção de compra
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Purchase intention
Resumo: A elaboração deste estudo procurou identificar as principais variáveis que influenciam a intenção de compra online por parte dos consumidores, este que é um canal em constante crescimento. Mais detalhadamente foram analisadas, em termos de relevância para a intenção de compra, a confiança, o design, a proposta de valor, a entrega, a proteção e garantia e por último os métodos de pagamento. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário anónimo disponibilizado online e ao qual responderam 182 indivíduos. Este questionário incluiu várias questões que permitiram avaliar o impacto das variáveis indicadas. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da confiança, da proposta de valor e do pagamento para a intenção de compra, sendo que esta foi medida através do valor gasto em compras online nos últimos três meses. Os resultados do estudo também demonstraram o diferente impacto das variáveis nos consumidores com idade igual ou inferior a 25 anos em relação aos restantes das faixas etárias superiores. Nestes casos, ficou evidenciado que a proposta de valor tem impacto na intenção de compra dos consumidores mais novos e as diferentes formas de pagamento impactam a intenção das faixas etárias superiores.
The elaboration of this study allowed to identify the main variables that influence consumers online purchase intention. In more detail, they were analyzed for purchase intent, trust, design, value proposition, delivery, protection and guarantee, and finally, payment methods. Data collection was carried out through an anonymous questionnaire available online with 182 responses. This questionnaire included several questions that made it possible to assess the impact of the indicated variables. The results showed the relevance of trust, value propositions and payment methods for purchase intention, which was measured through the amount spent on online purchases in the last three months. The results also showed the different impact on consumers aged 25 years or less compared to the rest of the older age groups. In these cases, it was evident that the value proposition has an impact on the purchase intention of younger consumers and the different forms of payment impact the intention of older age groups.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pedro_lopes_branquinho.pdf1,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.