Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27312
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuerra, Rita-
dc.contributor.authorSchmidt, Colten-
dc.date.accessioned2023-01-18T16:28:50Z-
dc.date.available2023-01-18T16:28:50Z-
dc.date.issued2022-12-28-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationSchmidt, C. (2022). Theater as an intervention for prejudice reduction: Primary and secondary transfer effects of intergroup contact [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27312por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27312-
dc.description.abstractPrejudice continues to be a persistent social problem that results in discrimination, inequalities, and violence. Much basic and applied research have been done on ways to reduce prejudice with the most common theory studied being intergroup contact theory, which says that positive contact between group members can improve intergroup relations. Since Gordon Allport proposed the theory almost 70 years ago, researchers have grown the theory and found spillover effects in prejudice reduction to other groups. One understudied area is research into using plays or theater as a vehicle for prejudice reduction (i.e., indirect contact). Building on this literature on direct and indirect intergroup contact, the current study examined if attending live theater may reduce prejudice and raise positive attitudes toward the group portrayed in the play, and generalize to other groups that were not contacted in the play (i.e., secondary transfer effect). Specifically, we assessed people’s attitudes before (Time 1) and after (Time 2) they watched a play about immigrants (experimental condition) vs an unrelated topic (control condition).37 White American participants participated in study, however considering the very small sample size we had to conduct only non-parametric test, showing no differences between participants attitudes towards multiple social groups. Considering this major limitation, we cannot make any conclusions from the current study and further research is needed to test the hypothesized effects.por
dc.description.abstractO preconceito continua a ser um problema social persistente que resulta em discriminação, desigualdades, e violência. Tem sido feita muita investigação básica e aplicada sobre as diferentes formas de reduzir preconceitos, sendo a teoria do contacto intergrupal, que diz que o contacto positivo entre grupos socias pode melhorar as relações intergrupais, uma das mais estudadas. Desde que Gordon Allport propôs a teoria há quase 70 anos, os investigadores desenvolveram a teoria e encontraram efeitos mais alargados da redução dos preconceitos para outros grupos. Estudos recentes sugerem que a utilização de peças de teatro como veículo de redução de preconceito (ou seja, contacto indirecto). Com base na literatura sobre o contacto directo e indirecto, o presente estudo examinou se, assistir ao teatro ao vivo pode reduzir o preconceito e melhorar as atitudes em relação ao grupo representado na peça, bem como generalizar a outros grupos que não foram referidos na peça (ou seja, o efeito secundário de transferência). Especificamente, examinamos as atitudes das pessoas antes (Tempo 1) e depois (Tempo 2) de assistirem a uma peça sobre imigrantes (condição experimental) versus um tópico não relacionado (condição de controlo). 37 participantes americanos brancos participaram no estudo, no entanto, considerando o tamanho muito pequeno da amostra, tivemos de realizar apenas testes não paramétricos, não mostrando diferenças entre as atitudes dos participantes em relação a múltiplos grupos sociais. Tendo em conta estas grandes limitações, não podemos tirar quaisquer conclusões do estudo actual e é necessária mais investigação para testar os efeitos hipotéticos.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIntergroup contactpor
dc.subjectSecondary effectspor
dc.subjectCognitive liberalizationpor
dc.subjectPrejudice reductionpor
dc.subjectContato intergrupalpor
dc.subjectGeneralizaçãopor
dc.subjectLiberalização cognitivapor
dc.subjectRedução do preconceitopor
dc.titleTheater as an intervention for prejudice reduction: Primary and secondary transfer effects of intergroup contactpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203154487por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia das Relações Interculturaispor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_colten_schmidt.pdf413,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.