Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27300
Autoria: Faustino, Beatriz Alexandra Pereira
Orientação: Brochado, Ana Margarida Mendes Camelo Oliveira
Saraiva, Paulo Peneda
Data: 19-Dez-2022
Título próprio: Tipos de investidores em Portugal: Comparação entre millennials e geração Z
Referência bibliográfica: Faustino, B. A. P. (2022). Tipos de investidores em Portugal: Comparação entre millennials e geração Z [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27300
Palavras-chave: Investidores
Millennials
Geração Z -- Z Generation
Literacia financeira
Finanças comportamentais
Sustentabilidade -- Sustainability
Investor
Financial literacy
Behavioral finance
Resumo: O sistema financeiro tem sofrido várias alterações nos últimos anos, principalmente devido a dois acontecimentos exógenos recentes: a pandemia de Covid-19 e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Aliado a isso, assistimos também à evolução tecnológica que teve impacto em todos os setores, incluindo o setor Financeiro. Como consequência, surgiram novas tendências e necessidades de investimento. Surge assim a importância de analisar as especificidades dos atuais, potenciais e futuros investidores e quais os fatores comuns às duas gerações. Neste sentido, dada a escassez de estudos sobre esta temática em Portugal, o presente estudo recai sobre os investidores portugueses que se inserem nas gerações Millennials e Z. Como tal, o objetivo principal deste estudo passa por medir a relação entre as características socioeconómicas dos investidores, em particular a geração, o nível de literacia financeira, relação com o risco e atitude pró-sustentabilidade. Para esse efeito, foi utilizada uma base de dados fornecida pela CMVM, na sequência de um questionário sobre investimentos, aplicado à população universitária. Para apurar as semelhanças e diferenças entre os investidores das duas gerações, foram feitas as análises dos resultados desse inquérito e retiradas as respetivas conclusões, cruzando os resultados com a literatura disponível. Posto isto, é possível afirmar que existem sobretudo diferenças no perfil de investidor, mas também algumas semelhanças, dada a reduzida diferença temporal entre gerações. Assim, podem-se destacar os aspetos concordantes entre ambas as gerações, nomeadamente, a autoavaliação de conhecimentos financeiros, os comportamentos financeiros e a atitude perante a sustentabilidade face a investimentos.
The financial system has undergone several changes in recent years, mainly due to two recent exogenous events: the Covid-19 pandemic and the war between Russia and Ukraine. In addition, we have also experienced witnessed technological developments that have had an impact on all sectors, including the financial sector. Consequently, new trends and investment needs emerged. Therefore, it becomes relevant to analyze the specific characteristics of current, potential, and future investors and which factors make those specificities. In this regard, considering the lack of studies on this topic in Portugal, this study focuses on the Portuguese investors that belong to the Millennials and to generation Z. Therefore, the main objective of this research is to measure the relationship between investors' socio-economic characteristics, in particular the generation, the level of financial literacy, risk orientation and pro sustainability attitude. For this purpose, a database provided by CMVM was used, following a survey on investments applied to the university population. To determine the similarities and differences between investors of both generations, the results of this survey were analyzed, and the respective conclusions were reached, by crossing the results with the available literature. It is possible to state that there are mainly differences in the type of investor, but also some similarities, considering the short time gap between generations. Thus, the common characteristics between the two generations are the self-assessment of financial knowledge, financial behavior, and the attitude towards sustainability when it comes to investments.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_beatriz_pereira_faustino.pdf2,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.