Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27253
Autoria: Cardoso, Ana Beatriz Martins
Orientação: O'Neill, Henrique
Data: 21-Dez-2022
Título próprio: E-commerce and internal logistics: Decathlon’s case
Referência bibliográfica: Cardoso, A. B. M. (2022). E-commerce and internal logistics: Decathlon’s case [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27253
Palavras-chave: Decathlon
Sports retail
Processes
Warehouse
Continuous improvement
Eficácia -- Efficiency
Retalho desportivo
Processos
Armazém
Melhoria contínua
Resumo: Nowadays, with more and more players entering the market and consumers becoming more demanding, it is very important that companies are able to deliver the best possible product, in the right quantity, at the right time, at the right price, and in the right way. Therefore, it is crucial that companies are able to improve their processes in order to deliver quality and speed to the customer, but at the same time manage to increase their profit margins. Decathlon is a giant in the sports retail market, always trying to increase its market share by gaining new customers by presenting quality products at an affordable price. In addition to selling its products in its own 38 physical stores, the company intends to increase the number of online orders, sending the order directly to the customer's home or giving the customer the option to pick it up at a Decathlon store. This new form of commerce has a large margin for growth, and so it is extremely important that the logistics processes associated with these online orders are increasingly efficient, so that they can cope with the growing number of orders, delivering the quality that Decathlon customers are used to. This company is committed to the continuous improvement of its supply chain, identifying opportunities and wanting to improve its performance, which made this project possible. This work begins by describing the processes in practice at the Regional Supply Center of Decathlon Portugal, located in Setúbal, then aims to analyze them and understand in which of them there may be improvements possible to implement in the short term, present these improvement proposals and their impact after implementation.
Nos dias de hoje, com a entrada de cada vez mais players no mercado e a maior exigência dos consumidores, é muito importante que as empresas consigam entregar o melhor produto possível, na quantidade certa, no tempo certo, no preço certo e da maneira certa. Assim sendo, é fulcral que as empresas sejam capazes de melhorar os seus processos, de forma a entregarem qualidade e rapidez ao cliente, mas ao mesmo tempo consigam aumentar as suas margens de lucro. A Decathlon é gigante no mercado do retalho desportivo, tentando sempre aumentar a sua quota de mercado através da conquista de novos clientes, apresentando produtos de qualidade a um preço acessível. Para além de vender os seus produtos nas suas 38 lojas físicas próprias, a empresa pretende aumentar cada vez mais o número de encomendas online, enviando a encomenda diretamente para casa do cliente ou dando ainda a opção de este a levantar numa loja Decathlon. Esta nova forma de comércio tem uma grande margem para crescer, e por isso, é de extrema importância que os processos de logística associados a estas encomendas online sejam cada vez mais eficientes, para que consigam fazer frente ao crescente número de encomendas, entregando a qualidade a que os clientes Decathlon estão habituados. Esta empresa aposta na melhoria contínua da sua cadeia de abastecimento, identificando oportunidades e querendo melhorar a sua performance, o que fez com que a realização deste projeto fosse possível. Este trabalho começa por descrever os processos em prática no Centro de Aprovisionamento Regional da Decathlon Portugal, localizado em Setúbal, depois visa analisá-los e entender em quais deles poderão existir melhorias possíveis de implementar no curto-prazo, apresentar essas propostas de melhoria e o seu impacto depois da implementação.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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