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dc.contributor.advisorFerreira, Mónica Mendes-
dc.contributor.authorPinto, Beatriz Cavaleira dos Santos Tavares-
dc.date.accessioned2023-01-16T12:30:53Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationPinto, B. C. dos S. T. (2022). The role of retailtainment on generation Z behavioral intentions in shopping centers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27244por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27244-
dc.description.abstractShopping is a major tourist activity, destination attraction feature and motive for travel. The number one choice for shopping is shopping centers, which play a crucial role in attracting tourists, residents and economic investors and represent a key component of tourism marketing in promoting a destination. One of the main attractiveness attributes in shopping centers is entertainment. Although some effort has been made to understand the impact of entertainment in shopping malls, there is a gap in what concerns the impact of different entertainment types on the diverse behavioral outcomes. This dissertation is among the first studies to examine the effects of each entertainment type on behavioral intentions, targeting a specific segment: Generation Z. Generation Z is yet a misunderstood generation, underestimated and will soon become the financiers of tourism and travel. That said, this dissertation aims to investigate the relation between the proposed entertainment types and Generation Z behavioral intentions in shopping centers. A survey-based study with a sample size of 150 Generation Z members is used to test the proposed model. The results revealed that permanent and temporary entertainment are positively related to Generation Z intention to visit the mall. Moreover, findings indicate that permanent entertainment is also positively related to Generation Z intention to recommend the mall. This study’s findings have significant theoretical and managerial implications and represent future insights for researchers, academics and managers.por
dc.description.abstractFazer compras é uma importante atividade turística, uma característica de atração de destino e um motivo de viagem. A primeira escolha para fazer compras são os centros comerciais, que desempenham um papel crucial na atração de turistas, residentes e investidores e representam uma componente chave do marketing turístico na promoção de destino. Um dos principais atributos de atratividade nos centros comerciais é o entretenimento. Apesar de existir um esforço em perceber o impacto do entretenimento nos centros comerciais, há uma lacuna no que respeita o impacto dos diferentes tipos de entretenimento nos vários resultados comportamentais. Este estudo está entre os primeiros a examinar os efeitos de cada tipo de entretenimento nas intenções comportamentais, direcionado a um segmento específico: a Geração Z. A Geração Z é ainda uma geração incompreendida, subestimada e brevemente tornar-se-á a financiadora do turismo. Dito isto, o objetivo desta dissertação é investigar a relação entre os tipos de entretenimento propostos e as intenções comportamentais da Geração Z nos centros comerciais. Um questionário com uma amostra de 150 membros da Geração Z foi desenvolvido para testar as hipóteses propostas. Os resultados revelaram que o entretenimento permanente e temporário estão positivamente relacionados com a intenção da Geração Z de visitar o centro comercial. Adicionalmente, os resultados indicam que o entretenimento permanente também está positivamente relacionado com a intenção da Geração Z de recomendar o centro comercial. Os resultados deste estudo têm implicações teóricas e de gestão significativas e representam indicações futuras para investigadores, estudantes e gestores.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectShopping tourismpor
dc.subjectCentros comerciais -- Shopping centerspor
dc.subjectRetailtainmentpor
dc.subjectGeração Z -- Z Generationpor
dc.subjectTurismo de compraspor
dc.titleThe role of retailtainment on generation Z behavioral intentions in shopping centerspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203145674por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Hotelaria e Turismopor
dc.date.embargo2023-12-22-
dc.subject.jelL82por
dc.subject.jelZ32por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1Z Other special topicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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