Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27186
Autoria: Pisa, Vasco Costa
Orientação: Dionísio, José Pedro da Cunha Catalão
Data: 22-Dez-2022
Título próprio: Changes in consumer behavior in the purchase and consumption of the restaurant sector caused by the lockdown
Referência bibliográfica: Pisa, V. C. (2022). Changes in consumer behavior in the purchase and consumption of the restaurant sector caused by the lockdown [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27186
Palavras-chave: COVID-19
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Restaurant sector
McDonald’s
Online food delivery
Pandemia -- Pandemic
Indústria da restauração
Entrega de comida online
Resumo: In the last two years, there has been a significant change in the lives of the world's population, a change that no one expected, the Covid-19. After the emergence of this virus in society, many factors and measures were implemented globally, such as teleworking, social distancing and preventing people from leaving home at different times and for different circumstances, and people had to adapt to a new lifestyle. Thus, consumer behaviour had to get used to a new era, with significant changes appearing in consumer habits and behaviours in several areas, including the restaurant sector. This dissertation aims to analyse the impact on the purchase and consumption of the restaurant sector caused by Covid-19 and the respective lockdowns and also the understanding of post-pandemic behaviours. Data collection was carried out through face-to-face meetings with Portuguese families. The results obtained indicate that the population returned to eat out-of-home after the lockdowns. It was also found that there was a significant increase in the purchase of restaurant sector through online food delivery and this increase has continued until now. Furthermore, it was confirmed that promotions were a major impact on the restaurant purchase experience. Additionally, consumption behaviour at McDonald's has changed significantly due to the increase in purchases through food delivery applications, however, there is still some uncertainty about this behaviour for the future. Finally, McDonald's experience and consumption is not yet a topic of conversation among people, so it needs to be worked in the future.
Nos últimos dois anos, houve uma mudança significativa na vida da população mundial, uma mudança que ninguém esperava, o Covid-19. Após o surgimento deste vírus na sociedade, muitos fatores e medidas foram implementadas globalmente, como o teletrabalho, o distanciamento social e como o impedimento de sair de casa em diversos momentos e por diferentes circunstâncias, sendo que as pessoas tiveram de se adaptar a um novo estilo de vida. Assim, o comportamento do consumidor teve de se habituar a uma nova era, aparecendo mudanças significativas nos hábitos e comportamentos do consumidor em diversas áreas, incluindo a restauração. Esta dissertação tem como objetivo estudar o impacto na compra e consumo de restauração provocado pela Covid-19 e os respetivos confinamentos e também a compreensão dos comportamentos pós pandemia. Procedeu-se à recolha dos dados através de reuniões presenciais com famílias portuguesas. Os resultados obtidos indicam que a população voltou a consumir restauração pós pandemia. Verificou-se também que houve um aumento significativo na compra de restauração através de aplicativos de entrega de comida e que esse aumento se manteve até hoje. Além disso, confirmou-se que as promoções foram um grande impacto na experiência de compra de restauração. Adicionalmente, o comportamento de consumo no McDonald’s alterou-se significativamente pelo aumento de compra através de aplicações de entrega de comida, todavia ainda existe alguma incerteza deste comportamento para o futuro. Por último, a experiência e consumo de McDonald’s ainda não é um tópico de conversa entre as pessoas, pelo que precisa de ser trabalho no futuro.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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