Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27152
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa, Miriam H.-
dc.contributor.authorSantos, João Miguel Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-01-12T12:16:18Z-
dc.date.available2023-01-12T12:16:18Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.citationSantos, J. M. R. (2022). Regresso a um passado só nosso: Um estudo qualitativo sobre a nostalgia coletiva nas fusões e aquisições organizacionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27152por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27152-
dc.description.abstractAs fusões e aquisições constituem fenómenos organizacionais de grande complexidade que, ainda hoje, apresentam grandes desafios teóricos e práticos, o que se comprova pela elevada taxa de insucesso a eles associada. O presente trabalho tem por objetivo estudar as fusões e aquisições do ponto de vista dos trabalhadores, explorando os aspetos associados ao (in)sucesso destes processos. Para tal, será adotada a Abordagem da Identidade Social, a partir da qual se buscará uma melhor compreensão da experiência de identificação organizacional, no contexto das fusões e aquisições. Paralelamente, como principal foco do presente trabalho, procura-se responder à lacuna no estudo da nostalgia (coletiva) no contexto das fusões e aquisições. Assim, pretende-se explorar se e de que forma a nostalgia é vivida pelos trabalhadores, e qual a sua perceção quanto ao papel dessa nostalgia na adaptação às mudanças organizacionais que advêm desses processos. Para tal foi adotada uma abordagem qualitativa, assente em entrevistas semiestruturadas a participantes de diferentes organizações. Os dados recolhidos foram analisados com recurso ao método de análise temática, com o objetivo de identificar os temas com mais destaque nas narrativas dos/as participantes. Os resultados obtidos evidenciam uma forte presença de sentimentos nostálgicos, vividos no seio da organização enquanto parte desse mesmo coletivo (i.e, nostalgia coletiva). São ainda estabelecidas algumas pontes entre a nostalgia coletiva e outros temas que se mostraram relevantes no presente estudo (e.g., identificação organizacional e sensemaking), apontando caminhos de estudo promissores que possam ajudar a esclarecer estas relações.por
dc.description.abstractMergers and acquisitions figure as complex organizational phenomena, which still present great theoretical and practical challenges, proven by their high failure rate. This project aims to study mergers and acquisitions from employees’ point of view, exploring the aspects associated with the failure and success of these processes. To this end, the Social Identity Approach will be adopted, in order to search for a better understanding of the experience of organizational identification, in the context of mergers and acquisitions. At the same time, being the main goal of this work, we seek to respond to the gap in the study of (collective) nostalgia in the context of mergers and acquisitions. Thus, we intend to explore whether and how nostalgia is experienced by employees, and what is their perception of its role in adapting to the organizational changes that arise from these processes. To this end, a qualitative approach was implemented, through semi-structured interviews with participants from different organizations. The collected data were analyzed using the thematic analysis method, to identify the most prominent themes in the participants' narratives. The obtained results show a strong presence of nostalgic feelings, experienced within the organization as part of that same collective (i.e., collective nostalgia). Some bridges are also suggested between collective nostalgia and other themes that were relevant in the present study (e.g., organizational identification and sensemaking), pointing out promising paths of study that can help to clarify these relationships.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFusões e aquisiçõespor
dc.subjectIdentificação organizacionalpor
dc.subjectNostalgia coletivapor
dc.subjectMergers and acquisitionspor
dc.subjectOrganizational identificationpor
dc.subjectCollective nostalgiapor
dc.titleRegresso a um passado só nosso: Um estudo qualitativo sobre a nostalgia coletiva nas fusões e aquisições organizacionaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203143779por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
dc.subject.apa3020por
dc.subject.apa3660por
dc.subject.apa13000 Social psychologypor
dc.subject.apa13600 Organizational psychology and human resourcespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_rodrigues_santos.pdf878,35 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.