Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/27133
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorreia, Isabel Alexandra de Figueiredo Falcão-
dc.contributor.authorPires, Marta Sofia Grãos-
dc.date.accessioned2023-01-11T16:59:43Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.date.submitted2022-11-
dc.identifier.citationPires, M. S. G. (2022). A influência da dissonância cognitiva na prevenção de mitos e atitudes positivas face à violência no namoro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/27133por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/27133-
dc.description.abstractA violência no namoro tem sido caracterizada como um sério problema, tanto a nível de saúde pública como a nível social. A violência no namoro diz respeito à prática de atos (ou intenção de os praticar) de natureza física, psicológica, emocional, social e/ou sexual com carácter abusivo que ocorre no âmbito das relações juvenis. Estudos recentes (Steinmetz et al., 2019) sugerem que a dissonância cognitiva pode ser um mecanismo eficaz para reduzir atitudes positivas face à violação. O presente estudo tem como objetivo aplicar este paradigma à redução de atitudes positivas face à violência no namoro, assim como alterar o grau de concordância dos participantes perante alguns mitos sobre a violência no namoro entre estudantes universitários. Para a recolha de dados recorreu-se à aplicação de um questionário on-line, que contou com uma amostra de 117 participantes que foram distribuídos aleatoriamente por um de dois grupos (condição de dissonância cognitiva e condição de controlo). Os dados obtidos foram analisados através do software IBM SPSS Statistics. Os resultados obtidos indicam que não existem diferenças significativas nas atitudes dos participantes em relação à violência no namoro entre as condições de dissonância cognitiva e a condição de controlo. No entanto, quando se comparou a concordância com os mitos antes e depois da indução da dissonância cognitiva, os participantes concordaram menos com cinco dos sete mitos sobre a violência no namoro.por
dc.description.abstractDating violence has been characterized as a serious public health and social problem. Dating violence refers to the commission of acts (or intent to commit them) of a physical, psychological, emotional, social, and/or sexual nature with an abusive nature that occurs within youth relationships. Recent studies (Steinmetz et al., 2019) suggest that cognitive dissonance may be an effective mechanism for reducing positive attitudes towards rape. The present study aims to apply this paradigm to reducing positive attitudes toward dating violence, as well as altering the degree to which participants agreed with some myths about dating violence among college students. For data collection, an online questionnaire was applied to a sample of 117 participants who were randomly assigned to one of two groups (cognitive dissonance condition and control condition). The data obtained were analyzed using IBM SPSS Statistics software. The results obtained indicate that there are no significant differences in participants' attitudes towards dating violence between the cognitive dissonance condition and the control condition. However, when agreement with the myths before and after the induction of cognitive dissonance was compared, participants agreed less with five of the seven myths about dating violence.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectViolência no namoropor
dc.subjectDissonância cognitiva -- Cognitive dissonancepor
dc.subjectAtitudes acerca da violência no namoropor
dc.subjectMitos sobre a violência no namoropor
dc.subjectDating violencepor
dc.subjectAttitudes about dating violencepor
dc.subjectMyths about dating violencepor
dc.titleA influência da dissonância cognitiva na prevenção de mitos e atitudes positivas face à violência no namoropor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203143809por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor
dc.subject.apa2340por
dc.subject.apa3020por
dc.subject.apa12300 Human experimental psychologypor
dc.subject.apa13000 Social psychologypor
thesis.degree.departmentDepartamento de Psicologia Social e das Organizaçõespor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_marta_graos_pires.pdf4,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.